MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Falece aos 91 anos o jornalista e advogado Murillo Antunes Alves

Falece aos 91 anos o jornalista e advogado Murillo Antunes Alves

Na última segunda-feira, 15/2, faleceu aos 91 anos, o jornalista e advogado Murilo Antunes Alves.

Da Redação

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Atualizado às 08:48


Falecimento

Falece aos 91 anos o jornalista e advogado Murillo Antunes Alves

Na última segunda-feira, 15/2, faleceu aos 91 anos, o jornalista e advogado Murilo Antunes Alves.

Nascido em Itapetininga/SP, em 28 de abril de 1919. Formou-se na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em 1943. Teve escritório de advocacia até 1961, em Brasília, especializando-se em direito esportivo. Integrou o Tribunal de Justiça Desportivo, e foi por mais de 40 anos, assessor jurídico da Federação Paulista de Futebol. Murillo foi o primeiro aluno desde que ingressou no curso prímário, até o último ano da faculdade.

Mas sua vocação era pelo jornalismo, manifestando-se logo aos 14 anos, quando foi redator chefe do jornal estudantil "O Arauto", em Itapetininga. Também foi correspondente do jornal O Estado de São Paulo até 1929, mesmo depois de ter se estabelecido em São Paulo para estudar.

Na época, o seu pagamento era uma assinatura do jornal. O seu primeiro registro na carteira profissional é como repórter do jornal Tribuna Popular de Itapetininga, em 1935. Ao vir morar em São Paulo concretizou o desejo de trabalhar em rádio, ao ser contratado pela Rádio São Paulo, em 1° de outubro de 1938, onde ficou por 4 anos. Inicialmente como locutor e após, como comentarista esportivo, em parceria com Geraldo José de Almeida. Seu primeiro programa foi o Brodway Melody, de música americana.

Em 1946 foi para a Rádio Bandeirantes, sendo o primeiro locutor esportivo da emissora. Posteriormente, trabalhou nas rádios Cultura, Gazeta e Tupi. Em 1946 foi contratado pela Rádio Bandeirantes como repórter, passando depois, para a Rádio Record em 1947, onde fez várias reportagens inclusive no exterior, e entrevistas com auditores e personalidades como: Adhemar de Barros, Samuel Weiner, Getúlio Vargas, e Jânio Quadros, entre outros.

Cobriu acontecimentos importantes como as eleições italianas em 1948, o Ano Santo em 1949, no Vaticano, as eleições nos Estados Unidos em 1952, etc. Ganhou por sete vezes o prêmio Roquette Pinto como melhor reporter do rádio. Começou sua carreira na TV Record, no dia 23/9/1953, que foi o primeiro dia no ar da TV Record, como encarregado da parte política do jornal da emissora, o "Última Edição".

Depois, o jornal Recod Notícias como editor chefe e diretor em 1989. Na Record, onde permanece até hoje, fez também o Reporter Esso, trabalhou como comentarista e repórter, cobrindo vários acontecimentos importantes como o casamento do príncipe Charles e o enterro do ex-presidente Tancredo Neves. Concomitante à carreira de jornalista há uma outra carreira de vida pública.

Em 1946 foi candidato a deputado estadual pelo PSD, mas as eleições foram adiadas. Em 1953 foi o primeiro Chefe do Cerimonial da Assembleia Legislativa de São Paulo, onde se aposentou em 1985, como Diretor do Cerimonial e Relações Públicas. Em 1961 foi nomeado Oficial do Gabinete da presidência da República, pelo presidente Janio Quadros. Entre 1971 e 1974 foi Chefe do Cerimonial do governo do Estado de São Paulo, gestão de Laudo Natel.

Exerceu mandado de vereador por São Paulo, até 31/12/1996, por dois anos e meio.

"Murilo ajudou a escrever história do rádio brasileiro e a despeito da idade ainda se mantinha em atividade na TV Record, emissora que ajudou a colocar no ar em 1953. O jornalismo e a cultura brasileira ficam mais pobres com a ausência desse pioneiro, que cobriu, inclusive, a inauguração da atual sede da OAB/SP, na Praça da Sé, há mais de 50 anos", afirmou Luiz Flávio Borges D'Urso, presidente da OAB/SP.

____________