MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Presidente da APAMAGIS comenta a lentidão do Judiciário

Presidente da APAMAGIS comenta a lentidão do Judiciário

O Índice de Confiança na Justiça, divulgado pela Fundação Getúlio Vargas em fevereiro, aponta que 94,6% dos entrevistados de São Paulo acreditam que o Judiciário resolve os litígios lentamente. O percentual ultrapassa a média nacional de 93,4%.

Da Redação

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Atualizado às 08:59


Índice de Confiança na Justiça

Presidente da APAMAGIS comenta a lentidão do Judiciário

O Índice de Confiança na Justiça, divulgado pela Direito GV, em fevereiro, aponta que 94,6% dos entrevistados de São Paulo acreditam que o Judiciário resolve os litígios lentamente. O percentual ultrapassa a média nacional de 93,4%.

"A morosidade é o grande reclamo da sociedade. A Justiça Estadual de São Paulo precisa de um choque de gestão que racionalize os recursos humanos e econômicos. Além disso, é necessário investir em informatização", pontua o presidente da APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados, des. Paulo Dimas Mascaretti.

A integração com os outros Poderes e com a sociedade civil é outro fator imprescindível para desafogar o Judiciário. "A semana de conciliação realizada em parceria com a Fiesp é um exemplo de ação bem sucedida. Em dezembro do ano passado, mais de 11 mil audiências foram realizadas e quase cinco mil acordos foram homologados", exemplifica o presidente da APAMAGIS.

O problema da morosidade persiste, apesar do empenho dos magistrados paulistas. No ano de 2009, em primeira instância, foram realizadas 1.422.804 audiências, proferidas 5.392.889 sentenças e cumpridas 858.622 precatórias. Em segundo grau, os desembargadores proferiram 809.564 votos. Diante desse panorama, o des. Mascaretti enfatiza:

"É preciso investir em e lutar por um Judiciário forte, coeso e independente, pois só assim construiremos um verdadeiro Estado democrático e de Direito".

_______________________