MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. SDI-2 do TST decide que aposentadoria por invalidez não cessa direito à continuação do plano de saúde pago pela empresa

SDI-2 do TST decide que aposentadoria por invalidez não cessa direito à continuação do plano de saúde pago pela empresa

A SDI-2 do TST, ao não acatar recurso da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, julgou que empregado aposentado por invalidez não perde direito à continuação do plano de saúde pago pela empresa.

Da Redação

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Atualizado às 09:26


Obrigação suplementar

Para SDI-2 do TST, aposentadoria por invalidez não cessa direito à continuação do plano de saúde

A SDI-2 do TST, ao não acatar recurso da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, julgou que empregado aposentado por invalidez não perde direito à continuação do plano de saúde pago pela empresa. Com isso, manteve a decisão da 17ª vara do Trabalho de Salvador que determinou o retorno do trabalhador no plano de saúde antes do julgamento final da reclamação trabalhista - tutela antecipada.

Em sua defesa, a Santa Casa alegou que a decisão da vara do Trabalho foi ilegal, pois o contrato do trabalhador aposentado, vítima de acidente de trabalho, estaria suspenso e, consequentemente, sem nenhum efeito. Ressaltou ainda que, em conformidade com do art. 475 da CLT (clique aqui) c/c o art. 31 da lei 9.656/98 (clique aqui), somente seria possível a manutenção do plano de saúde se o trabalhador aposentado assumisse o seu pagamento integral.

Para o ministro Barros Lavenhagen, relator do processo na SDI-2, seria "despropositada a interrupção do direito do convênio médico, em momento de crucial importância para a saúde do aposentado". Alertou ainda que a aposentadoria por invalidez implica na suspensão das obrigações básicas inerentes ao contrato de trabalho, mas não das "obrigações suplementares instituídas pelo empregador, que se singularize por sua magnitude social, como é o caso da manutenção do plano de saúde."

Citou ainda, por analogia, a Orientação Precedente Jurisprudencial 142 da SDI-2, segundo a qual "inexiste direito líquido e certo a ser oposto contra ato de Juiz que, antecipando a tutela jurisdicional, determina a reintegração do empregado até a decisão final do processo, quando demonstrada a razoabilidade do direito subjetivo material". Isso nos casos como o de aposentado por invalidez, portador de doença profissional ou do vírus HIV, por exemplo.

  • Processo Relacionado : ROAG-40600-88.5.2009.05.000 - clique aqui.

____________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...