MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Iluminuras entrevista o advogado trabalhista Nelson Câmara sobre a escravidão no Brasil

Iluminuras entrevista o advogado trabalhista Nelson Câmara sobre a escravidão no Brasil

No programa Iluminaras, da TV Justiça, desta semana você poderá conhecer uma obra rara chamada "A revisão dos processos penais segundo a doutrina, a jurisprudência e a legislação comparada", escrita por João Vieira de Araujo e publicada em 1899. Esta raridade foi encontrada na Biblioteca do STJ.

Da Redação

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Atualizado às 09:31


TV Justiça

Iluminuras entrevista o advogado trabalhista Nelson Câmara sobre a escravidão no Brasil

O programa "Iluminuras" (clique aqui) é uma inovação da TV Justiça. Com o formato de uma revista eletrônica voltada para a literatura jurídica, ele reúne as novidades editoriais do setor e muito mais.

No quadro "Encontro com Autor", no programa desta semana, a conversa é com o advogado trabalhista e mestre em Direito do Trabalho Nelson Câmara. Ele fala sobre seu livro "Escravidão Nunca Mais".

"Eu me aprofundei na pesquisa de um negro extraordinário chamado Luiz Gama, que foi vendido em São Paulo, menino, como escravo, oriundo de Salvador, na Bahia. E a saga desse menino, Luiz Gama, foi extraordinária para a história do Brasil." Analfabeto, aos dezessete anos "conheceu o filho do seu senhor que se preparava para a magistratura no estado de São Paulo e que lhe transmitiu grande cultura jurídica, humanística e etc. E Luiz Gama se tornou, como todos muito sabem, o paladino da escravidão no Brasil", conta o autor.

E o programa apresenta ainda alguns dos principais livros jurídicos que acabaram de chegar às livrarias. São eles: "Responsabilidade Civil e Proteção ao Meio Ambiente", de Luciana Stocco Betiol (Editora Saraiva) ; "Processo Tributário", de Hugo de Brito Machado Segundo (Editora Atlas) ; e "Manual de Direito Penal", de Guilherme de Souza Nucci (Editora Revista dos Tribunais).

O Iluminuras também está no You Tube. Para ver este programa, basta clicar aqui.

  • Data : 24/2
  • Horário : 22h
  • Horários Alternativos : sexta-feira - 18h / sábado - 21h / terça-feira - 13h30

____________