MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. JF extingue ação civil pública proposta pelo MPF contra a OAB/SP e o Estado

JF extingue ação civil pública proposta pelo MPF contra a OAB/SP e o Estado

O MPF/SP apelou no último dia 22/2 da decisão da JF que extinguiu a ação civil pública, com pedido de liminar, proposta pelo órgão para que a Seção de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil e o Estado de São Paulo deixem de exigir que advogados que se candidatem a vagas de assistência judicial e jurídica à população carente não tenham débitos com a OAB/SP.

Da Redação

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Atualizado às 09:27


Débitos e direitos

JF extingue ação civil pública proposta pelo MPF contra a OAB/SP e o Estado

O MPF/SP apelou no último dia 22/2 da decisão da JF que extinguiu a ação civil pública, com pedido de liminar, proposta pelo órgão para que a OAB/SP e o Estado de São Paulo deixem de exigir que advogados que se candidatem a vagas de assistência judicial e jurídica à população carente não tenham débitos com a Ordem paulista.

O juízo da 11ª vara Federal Cível de São Paulo julgou extinto o processo, sem resolução de mérito, por entender que o MPF não teria legitimidade para propor a ação. Para o órgão, o interesse defendido na ação é coletivo, já que os titulares dela são determináveis, no caso, advogados inadimplentes interessados em participar da assistência judiciária, e compartilham de uma mesma relação jurídica indivisível.

No recurso proposto, o MPF explica que ao propor a ação, age em defesa do princípio da legalidade, do direito fundamental ao livre exercício profissional dos advogados, do direito social ao trabalho, e na defesa de direitos difusos e coletivos, conforme estabelecido nos artigos 5 e 6 da CF/88 (clique aqui).

No entendimento do órgão, negar aos advogados que possuem débitos com a tesouraria da OAB de atuar profissionalmente na Assistência Judiciária, é impedir ou limitar o exercício profissional como forma indireta de cobrança de débitos, medida que afronta diversos preceitos constitucionais e legais.

Para a procuradora da República Adriana da Silva Fernandes, responsável peça ação, a exigência do pagamento de débitos viola o direito fundamental à liberdade profissional e ao trabalho.

O MPF na apelação, insiste que limitar ou impedir que o advogado inadimplente atue profissionalmente na Assistência Judiciária, viola entendimento do STF, que veda sanções políticas (tais como impedir ou limitar o exercício da profissão), como meio de coagir o devedor a pagar os seus débitos.

"A conduta dos réus de limitar o exercício da profissão de advogado na Assistência Jurídica, é desproporcional e desarrazoada, na medida em que a OAB/SP pode se valer da ação executiva para cobrar os débitos dos advogados", afirma Adriana Fernandes.

  • ACP : 2009.61.00.025609-6

______________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...