MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB quer barrar ingresso na advocacia de magistrado afastado por corrupção

OAB quer barrar ingresso na advocacia de magistrado afastado por corrupção

O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, afirmou ontem que a entidade estuda medidas para impedir que o magistrado afastado das funções por corrupção ou delito grave possa ingressar na advocacia, recebendo registro na OAB.

Da Redação

terça-feira, 2 de março de 2010

Atualizado às 07:52


Medidas

OAB quer barrar ingresso na advocacia de magistrado afastado por corrupção

O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, afirmou ontem que a entidade estuda medidas para impedir que o magistrado afastado das funções por corrupção ou delito grave possa ingressar na advocacia, recebendo registro na OAB. "Se ele não serve para ser juiz, não servirá também para ser advogado", afirmou hoje Ophir, que levará a proposta a exame do Colégio de Presidentes de Seccionais da OAB, que estará reunido em Brasília no próximo domingo, 7/3, a partir das 14h, na sede do Conselho Federal da OAB. A questão poderá ser discutida também na sessão plenária da entidade, que será realizada segunda-feira, 8. Ophir citou como exemplo o caso recente dos dez magistrados de Mato Grosso, que foram aposentados compulsoriamente pelo CNJ por desvios de recursos do TJ/MT para uma loja da maçonaria.

"Vamos construir uma barreira para impedir que o cidadão corra o risco de ser prejudicado em sua vida por pessoas inescrupulosas, como essas que deveriam dar exemplo de ética e retidão, foram expulsas da magistratura, e que podem futuramente bater às nossas portas na Ordem; mas espero que elas encontrem fechadas essas portas", observou o presidente nacional da OAB. "Se esses magistrados não tem mais condições morais e éticas para julgar, certamente não terão também para defender na Justiça o cidadão que precisa buscar seus direitos".

_____________________