MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. D´Urso pede apoio às subsecções para combater o exercício ilegal da profissão

D´Urso pede apoio às subsecções para combater o exercício ilegal da profissão

Na abertura do I Encontro de Presidentes de Subsecções, realizado semana passada, no Novotel SP Jaraguá, o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, fez aos 223 presidentes de subsecções da Ordem um apelo para que coíbam o exercício ilegal da profissão.

Da Redação

terça-feira, 2 de março de 2010

Atualizado às 11:42


OAB/SP

D'Urso pede apoio às subsecções para combater o exercício ilegal da profissão

Na abertura do I Encontro de Presidentes de Subsecções, realizado semana passada, no Novotel SP Jaraguá, o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, fez aos 223 presidentes de subsecções da Ordem um apelo para que coíbam o exercício ilegal da profissão.

"Inicialmente, vamos fazer um levantamento em todo o Estado, mas não queremos só ter os dados. Vamos reagir firmemente, dar visibilidade a esse problema, impedindo que pessoas que não são advogadas venham a exercer atos privativos da advocacia, prejudicando também o cidadão. Quando confirmado o exercício ilegal da profissão estaremos diante de um crime e os presidentes das subsecções estão orientados de que isso é caso de prisão em flagrante e de polícia. Vamos defender a advocacia contra esses que querem exercer ilegalmente nossa profissão", alertou o presidente.

D'Urso também ressaltou que não descuidará da defesa intransigente das prerrogativas profissionais dos advogados, bandeira maior de sua administração. "Preciso da sintonia total das subsecções nessa trincheira de lutas e vitórias", afirmou.

O presidente explicou que a proposta do I Encontro é promover o contato inicial entre os presidentes eleitos para o triênio 2010/2012 e a Diretoria. "O sucesso da seccional depende do trabalho eficiente das subsecções. O encontro contribui para melhorar a administração e fazer um ajuste de discurso e da postura ao acatamento da regra do ISO 9001 a fazer com que nossa administração possa refletir satisfatoriamente para aqueles a quem ela se destina - advogados, estagiários e a defesa da cidadania", lembrou D'Urso, ressaltado que terminada a eleição, na qual ocorre um debate de idéias, cessa a disputa dentro da OAB SP e todos se unem para trabalhar em prol da advocacia.

Vice-presidência

Todos os presidentes eleitos no Estado fizeram uma breve apresentação e cada um dos diretores também explicou suas atribuições e tirou dúvidas dos presidentes recém empossados.

O vice-presidente, Marcos da Costa, coordenador do I Encontro, explicou que seu gabinete ficará responsável pelos processos ligados às subsecções, assim como os contatos com o Poder Judiciário, realizando levantamento das demandas, como criação e instalação de varas, para encaminhar à Justiça e continuará sendo o representante da diretoria no projeto de qualidade total ISO 9001.

Secretaria-geral

O secretário-geral, Sidney Uliris Bortolato Alves, comentou que tem um grande desafio pela frente, pois a OAB/SP tem a envergadura de uma empresa com um quadro de 2.600 funcionários. O primeiro passo de seu trabalho será reduzir as horas extras, que vem sendo usadas incorretamente como complementação salarial. Propôs aos novos presidentes um trabalho conjunto para reduzir o quadro funcional, otimizar o serviço e melhorar a remuneração, revertendo esses recursos para a própria advocacia. Também ressaltou que a Comissão de Obras está na competência de sua diretoria.

Secretaria-geral adjunta

Nome novo na diretoria, Clemencia Beatriz Wolthers, secretária-geral adjunta, afirmou que traz para a OAB/SP 45 anos de experiência como advogada sócia do Pinheiro Neto, sendo 20 anos como administradora. Sob sua competência ficarão o Jurídico da OAB/SP, Ouvidora, Biblioteca e a 4ª Câmara Recursal, além das Comissões, que passam por um estudo visando concentrar áreas afins. Lembrou que é integrante da Comissão de Sociedades de Advogados, desde seu início, e que pretende trazer as sociedades de advogados mais para dentro da Ordem. São Paulo tem mais de 9 mil bancas, das quais participam um contingente de 90 mil advogados. "A sociedade é uma tendência internacional, pois a complexidade da advocacia é tão grande que nenhum advogado pessoa física pode continuar sozinho, precisa do apoio de uma equipe de conhecimento, dado pela sociedade de advogados", ponderou.

Tesouraria

O diretor-tesoureiro, José Maria Dias Neto, explicou como funciona a tesouraria e seu relacionamento com as subsecções. Detalhou aos presidentes procedimentos, formas de tramitação e esclareceu como fazer prestações de contas e que a diretoria está aberta a sugestões. Também expôs o trâmite burocrático para compra de equipamentos de informática, linhas telefônicas, exigências para locações, abertura e movimentação de contas bancárias, viagens e alertou que pelo volume de papel que a OAB/SP utiliza é fundamental que as subsecções utilizem o verso das folhas.

Diretoria Adjunta

A diretora-adjunta Tallulah Kobayashi Carvalho, ressaltou que seu papel é de auxiliar todos os diretores nas relações com o Judiciário, dando apoio ao vice-presidente, e fazer pontes e filtros nas relações institucionais entre a OAB SP e outras entidades.

Os presidentes de Subsecções participaram ativamente da reunião, fazendo inúmeras sugestões, como emprego de ex-presos nas Casas do Advogado, regulamentação da carga rápida quando não houver procuração nos autos, questões ligadas à assistência judiciária, despachos vinculantes, uso de redes sociais, cursos telepresenciais, certificação eletrônica, etc.

____________

 

 

 

 

_______________