MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB vai ao STF contra procedimentos em arrolamento exigidos por lei estadual paulista

OAB vai ao STF contra procedimentos em arrolamento exigidos por lei estadual paulista

Da Redação

quarta-feira, 10 de março de 2010

Atualizado às 09:21


Inconstitucional

OAB vai ao STF contra procedimentos em arrolamento exigidos por lei estadual paulista

A OAB decidiu encampar bandeira contra a regulamentação Estadual paulista acerca dos impostos sobre Transmissão Causa Mortis e de doação de quaisquer bens ou direitos, o ITCMD.

O motivo é bastante simples : tais leis sobre imposto, para o Pleno da Ordem, são inconstitucionais, já que devem estar sob a competência da União e não do Estado.

Por isso, a OAB aprovou, por unanimidade, o ajuizamento de ADIn no STF contra as bandeirantes leis 10.705/01 (clique aqui) que altera a lei 10.992/01 (clique aqui) e o decreto 46.655/02 (clique aqui).

A OAB afirma que além de invadir assuntos que são da competência da União, o Estado impôs graves entraves burocráticos, principalmente aos advogados.

Outras questões ainda podem ser levantadas. De acordo com o art. 1.031 do CPC (clique aqui), os casos de arrolamento deverão ser "homologados de plano pelo juiz" para, só depois, quando da expedição do formal, a Fazenda verificar a existência de qualquer débito. As questionadas leis Estaduais, no entanto, causam dúvida quanto ao momento da verificação pela Fazenda.

Ademais, há também o fato de que, em SP, ao invés da Fazenda ir ao processo, é o cidadão que deve levar o feito até ela, como preceitua o art. 21 do famigerado decreto 46.655/02 :

Artigo 21 - Para fins de apuração e informação do valor de transmissão judicial " - causa mortis", o contribuinte deverá apresentar à repartição fiscal competente, declaração, que deverá reproduzir todos os dados constantes das primeiras declarações prestadas em juízo, instruída com os elementos necessários à apuração do imposto, conforme disciplina a ser estabelecida pela Secretaria da Fazenda, nos seguintes prazos:

I - no caso de arrolamento, em 30 dias, a contar do despacho que determinar o pagamento do imposto, instruída também com as respectivas guias comprobatórias do seu recolhimento;

II - no caso de inventário, em 15 (quinze) dias, contados da apresentação das primeiras declarações em juízo.

§ 1º - Após a apresentação da declaração prevista no "caput", se houver qualquer variação patrimonial decorrente de emenda, aditamento, ou inclusão de novos bens nas últimas declarações, deverá o contribuinte cientificar o Fisco acerca dos dados que ensejaram tal variação, no prazo de 15 dias a contar da comunicação ao juízo.

§ 2º - O imposto a recolher decorrente da declaração prevista neste artigo exigível independentemente da lavratura de Auto de Infração e Imposição de Multa ou de notificação.

Com efeito, as leis paulistas mostram-se desarrazoadas, imputando ao cidadão uma obrigação que cabe à Fazenda.

Vale dizer que na maioria das cidades de pequeno porte não há repartição fiscal estadual. Assim, o contribuinte tem de se deslocar - às vezes vários quilômetros - o que onera o custo da Justiça, justo ela que se diz gratuita.

Outro ponto que não deve passar despercebido é que as leis e o decreto citados são, respectivamente, de 2001 e 2002. Em outubro de 2002, a AASP acionou a OAB, que é constitucionalmente habilitada para impetrar ADIns , para que tomasse providências.

E a OAB que, com razão, tanto critica a lentidão do Judiciário, só agora, "apenas" 8 anos depois, resolve se manifestar.

Como se diz por aí, "antes tarde do que nunca".

_________________

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...