MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ouvidoria do TJ/DF comemora década de funcionamento com 380 mil atendimentos

Ouvidoria do TJ/DF comemora década de funcionamento com 380 mil atendimentos

O auditório Sepúlveda Pertence ficou na última quinta-feira, 11/3, durante a comemoração dos 10 anos de implantação da Ouvidoria-Geral do TJ/DF. A solenidade foi aberta pelo presidente do TJ/DF, desembargador Nívio Gonçalves, que elogiou o brilhante trabalho desenvolvido pelo Ouvidor, desembargador Hermenegildo Fernandes Gonçalves e sua equipe. O ciclo de palestras foi organizado pelo Instituto de Formação Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro.

Da Redação

domingo, 14 de março de 2010

Atualizado em 12 de março de 2010 15:44


Ouvidoria-Geral

Ouvidoria do TJ/DF comemora década de funcionamento com 380 mil atendimentos

O auditório Sepúlveda Pertence ficou na última quinta-feira, 11/3, durante a comemoração dos 10 anos de implantação da Ouvidoria-Geral do TJ/DF. A solenidade foi aberta pelo presidente do TJ/DF, desembargador Nívio Gonçalves, que elogiou o brilhante trabalho desenvolvido pelo Ouvidor, desembargador Hermenegildo Fernandes Gonçalves e sua equipe. O ciclo de palestras foi organizado pelo Instituto de Formação Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro.

O Ouvidor proferiu a palestra "TJ/DF: Pioneirismo em garantir ao cidadão o direito de avaliar os serviços do Tribunal". O desembargador Hermenegildo Gonçalves destacou o caminho da Ouvidoria-Geral desde a sua implantação e a importância para a sociedade em ter um canal de comunicação entre o Tribunal e o cidadão.

O ministro Jorge Hage, da Controladoria Geral da União, compôs a mesa de autoridades. E ao falar, lembrou do tempo que atuou como magistrado do TJ/DF, dizendo que "essa é a minha casa". E elogiou a "ousadia do TJ/DF em ter instalado há dez anos a sua Ouvidoria".

Um dos fundadores da Associação Brasileira de Ouvidores, dr. João Elias de Oliveira, autor de artigos e livros sobre ouvidoria e gestão pública, palestrou sobre "O Princípio Constitucional da Eficiência nos Serviços Públicos - Interfaces com as Ouvidorias". O especialista apresentou durante a palestra a origem da ouvidoria no mundo, em especial como os judiciários de outros países tratam o tema, sobretudo Inglaterra, Itália e Espanha.

O ciclo de palestra foi encerrado pelo desembargador Sérgio Bittencourt, eleito Corregedor do TJ/DF para o biênio 2010/2012. O desembargador falou sobre o princípio constitucional da eficiência, introduzido na Constituição Federal pela Emenda 19, fazendo a análise na visão de vários especialistas. E comentou a sua interface com o serviço de Ouvidoria. Ao final, destacou que "o cidadão consciente questiona, sugere, elogia e participa ativamente da construção de seus próprios direitos", por isso a necessidade da Ouvidoria.

380 mil motivos para comemorar

São muitos motivos para comemorar. Ao completar os 10 anos, a Ouvidoria Geral do TJ/DF registra cerca de 380 mil atendimentos, entre reclamações, sugestões e encaminhamento de esclarecimento de dúvidas dos usuários da Justiça do DF e dos servidores e magistrados da Casa. É uma referência para a instalação de ouvidorias judiciais em todo o Brasil. Além de se antecipar à Resolução do Conselho Nacional de Justiça que determina a criação de ouvidorias-gerais em todos os TJ's, foi adotada como modelo pela OAB/DF, na implantação do serviço daquela instituição.

Esta semana, o Presidente da OAB/DF, Francisco Caputo Neto, e o Ouvidor do órgão, Marcelo França, visitaram a Ouvidoria-Geral do TJ/DF para conhecer a estrutura do setor. Segundo o presidente da Ordem, uma das matérias da pauta do I Colégio de presidentes da OAB foi a instalação de Ouvidorias nas Seccionais e no Conselho da OAB.

A visita teve início no Gabinete do Ouvidor-Geral, Desembargador Hermenegildo Gonçalves, que foi parabenizado pelo dr. Caputo pelos dez anos de Ouvidoria do TJ/DF. O presidente da Ordem ressaltou o elevado espírito público do desembargador por estar à frente desse trabalho mesmo após sua aposentadoria.

Colocando a Ouvidoria do TJ/DF à disposição da OAB para auxiliar na construção da recém implantada Ouvidoria daquela entidade, o Desembargador Hermenegildo lembrou que seu trabalho no comando da Ouvidoria do TJ/DF é realizado com prazer, pois colabora para que o jurisdicionado seja melhor informado e se sinta mais satisfeito com os serviços prestados pelo Tribunal. E contou um pouco da história da Ouvidoria pontuando as dificuldades iniciais e destacando as superações que fizeram com que o serviço alcançasse credibilidade junto aos públicos externo e interno e pudesse, hoje, ser referência para instalação de novas Ouvidorias judiciárias.

O dr. Francisco Caputo Neto salientou a sorte da OAB/DF de estar tão perto do TJ/DF no momento em que instalam sua Ouvidoria, pois pretendem absorver essa experiência e oferecer aos advogados e cidadãos um trabalho de qualidade.

O ouvidor da OAB, Marcelo França, também visitou as instalações da Ouvidoria-Geral do TJ/DF, no 5º andar do bloco A, para conhecer o Sistema SISOUV, as práticas e rotinas da unidade. Ao sair, se mostrou impressionado com o comprometimento da Ouvidoria do TJ/DF com o jurisdicionado e, sobretudo, com a estrutura e sistematização do serviço que garante o fornecimento de respostas claras, ágeis e consistentes ao cidadão.

_________________

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

SPENASSATTO ADVOGADOS
SPENASSATTO ADVOGADOS

SPENASSATTO SOCIEDADE DE ADVOGADOS

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA