MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. PGR quer anular lei fluminense sobre o funcionamento da magistratura estadual

PGR quer anular lei fluminense sobre o funcionamento da magistratura estadual

Da Redação

sábado, 13 de março de 2010

Atualizado em 12 de março de 2010 20:27


RJ

PGR quer anular lei fluminense sobre o funcionamento da magistratura estadual

O procurador-geral da República, Roberto Monteiro Gurgel, ajuizou Adin 4393 (clique aqui) contra uma lei do Rio de Janeiro que disciplina a magistratura estadual (lei 5.535/09). Gurgel entende que a lei estadual tem vício de inconstitucionalidade por usurpar a competência do STF de estabelecer as normas a serem seguidas por toda a magistratura, seja federal ou estadual, em todo o País. Essa iniciativa foi conferida ao STF pelo artigo 93 da CF/88 (clique aqui), tendo, atualmente, a regulamentação pela Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman, LC 35/79 - clique aqui).

"A edição de lei ordinária estabelecendo regime jurídico-funcional específico para a magistratura de um estado desafia os princípios unitários estabelecidos pela Constituição", sustenta o procurador-geral na Adin 4393. Para ele, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro usou o pretexto de disciplinar fatos funcionais dos magistrados para ingressar em matéria típica do estatuto da magistratura.

Entre outros assuntos, a lei do Rio de Janeiro fala sobre o provimento inicial da carreira dos juízes, sobre os requisitos para ingresso na magistratura, o quinto constitucional, as promoções, remoções e permutas dos juízes, da investidura no cargo, dos auxílios aos ministros, licença, férias e afastamento, entre outros temas.

A ação pede, em liminar, a suspensão da eficácia da lei 5.535/09, até que o mérito da Adin seja julgado pelo Supremo.

_____________