MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Correspondente premiado

Correspondente premiado

Da Redação

terça-feira, 23 de março de 2010

Atualizado às 07:44


Correspondente premiado

Seção "Correspondentes"

Nesta seção os causídicos autônomos e escritórios de advocacia poderão buscar nomes para auxiliá-los, como "Correspondente", em outras comarcas, bem como aqueles que quiserem se oferecer para prestar serviço desta natureza a estes profissionais e a estas respeitadas bancas poderão se cadastrar como "Correspondentes".

Além de prestar serviços a escritórios e advogados autônomos, o migalheiro "Correspondente" ainda conta com o benefício de semanalmente ser premiado com uma grande obra jurídica para engrandecer sua biblioteca.

  • Confira logo abaixo a obra oferecida e o Correspondente premiado desta terça-feira.

__________

"Representação Comercial" (142p.), escrita por Ricardo Nacim Saad e gentilmente oferecida pela Editora Saraiva.

Esta 4ª edição diz bem sobre a boa receptividade das anteriores junto ao público, tanto que a Editora Saraiva solicitou ao autor que atualizasse seus comentários à Lei de Representação Comercial.

Entre a primeira delas, de 1993, e a terceira, de 2003, foram registradas novidades legislativas de notável importância, trazidas pelo CC de 2002 (clique aqui), pela EC 45/2004 (clique aqui), que ampliou a competência da Justiça do Trabalho, e pela Lei de Falências e de Recuperação de Empresas, de 2005 (clique aqui).

Na terceira edição, o autor já havia traçado um paralelo entre as normas do CC e a lei 4.886/65 (clique aqui).

Neste ensejo, procurou ampliar essa análise comparativa. De outra sorte, examinou a questão relativa à nova competência da Justiça do Trabalho, que, agora, alcança a análise de conflitos entre representantes (pessoa natural) e representados.

No que concerne à nova Lei de Falências, cuidou de analisar os créditos do representante junto à massa falida.

Sobre o autor :

Ricardo Nacim Saad é formado pela Faculdade de Direito e é mestre em Direito do Trabalho pela mesma Universidade. Foi delegado Regional do Trabalho no Estado de SP, no período de fevereiro/1980 a março/1985, tendo sido, ainda, Juiz do Tribunal de Impostos e Taxas, da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, e suplente de vogal da Junta Comercial do Estado de São Paulo, além de pertencer ao Instituto dos Advogados de São Paulo, à Associación Ibero-Americana de Derecho Del Trabajo e ao Instituto Latino-Americano de Derecho Del Trabajo y de la Seguridad Social.

__________

Ganhadora :

  • Camila Okazaki Sampaio, de Maceió/AL.

_____________

O que é "Correspondente" Migalhas?

O trabalho diário da advocacia exige, não raro, a colaboração de colegas em outras comarcas. É o que a práxis denomina de "Correspondente". O "Correspondente" de um advogado é um colaborador tentacular do profissional da advocacia, que muitas vezes distribui, acompanha, relata, extrai cópias, e às vezes até participa de feitos, judiciais e extrajudiciais - assistindo a audiências.

Busque um "Correspondente" em qualquer cidade do Brasil ou se cadastre como um "Correspondente", clique aqui

_________

_____________