MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. MPF poderá investigar atuação de tribunais e juízes arbitrais

MPF poderá investigar atuação de tribunais e juízes arbitrais

O MPF poderá investigar a atuação de tribunais e juízes arbitrais no país, por terem expedido documentos indevidamente, como se fossem órgãos do judiciário.

Da Redação

quinta-feira, 25 de março de 2010

Atualizado às 09:27


Tribunais arbitrais

MPF poderá investigar atuação de tribunais e juízes arbitrais

O MPF poderá investigar a atuação de tribunais e juízes arbitrais no país. O plenário do CNJ decidiu ontem, 24/3, por maioria, encaminhar cópias dos pedidos de providências 0006866-39.2009.2.00.0000 (clique aqui) e 0007206-80.2009.2.00.0000 (clique aqui) para que o MP investigue a atuação dessas entidades.

A OAB e o MP/DF solicitaram providências do CNJ com relação à atuação de tribunais e juízes arbitrais, por afirmarem que os mesmos expedem carteiras funcionais e documentos como se fossem órgãos do judiciário. Como os juízes arbitrais não são magistrados e o CNJ não tem competência sobre eles, os conselheiros votaram por encaminhar o pedido ao MP para que este apure os fatos.

"A expedição de carteiras funcionais e documentos, por parte de entidades privadas de mediação e conciliação, em que estas se auto-intitulam como "tribunal", utilizando as armas da república e a denominação "juiz" para seus membros, se reveste de manifesta ilegalidade, em especial quando constatado que tais entidades agem como se órgão do poder judiciário fosse, com nítida intenção de iludir a boa-fé de terceiros", disse o conselheiro Nelson Tomaz Braga em seu voto.

Os conselheiros entenderam haver necessidade de apuração minuciosa em relação ao Superior Tribunal de Justiça Arbitral de Mediação/Conciliação no Brasil e Mercosul, Tribunal de Justiça Arbitral do Brasil e Países do Mercosul e Tribunal de Justiça Arbitral de Pequenas Causas do Brasil.

A análise do pedido teve voto divergente dos conselheiros Marcelo Neves, Jorge Hélio e Walter Nunes, que não concordaram com a extensão da medida aos órgãos ligados ao Mercosul.

__________________

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...