MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/RS e TRE/RS assinam convênio que permitirá o voto de presos provisórios

TJ/RS e TRE/RS assinam convênio que permitirá o voto de presos provisórios

O presidente do TJ/RS, desembargador Leo Lima, participou nesta tarde, 29/3, da solenidade de assinatura do convênio que permitirá o voto de cidadãos detidos sem condenação criminal definitiva nas eleições de outubro. O ato realizou-se no gabinete do presidente do TRE/RS, Desembargador Sylvio Baptista Neto, com a presença de representantes de diversas instituições envolvidas no projeto.

Da Redação

terça-feira, 30 de março de 2010

Atualizado às 08:54


Eleições 2010

TJ/RS e TRE/RS assinam convênio que permitirá o voto de presos provisórios

O presidente do TJ/RS, desembargador Leo Lima, participou na tarde de ontem, 29/3, da solenidade de assinatura do convênio que permitirá o voto de cidadãos detidos sem condenação criminal definitiva nas eleições de outubro. O ato realizou-se no gabinete do presidente do TRE/RS, desembargador Sylvio Baptista Neto, com a presença de representantes de diversas instituições envolvidas no projeto.

O desembargador Leo Lima afirmou que a determinação de viabilizar o voto dos presos provisórios, de autoria do CNJ, teve uma experiência inédita no país a partir do Rio Grande do Sul em 2002. "É mais uma demonstração de pioneirismo e da vanguarda do Judiciário gaúcho em assuntos que envolvem a cidadania", afirmou.

O presidente do TJ destacou a união de diversas instituições, "numa prova inequívoca de que a cidadania deve ser preservada e estimulada". O presidente do TRE, Sylvio Baptista Neto, afirmou que o convênio viabilizará "a implementação de um direito em toda a sua plenitude". A juíza da Infância e da Juventude, Vera Deboni, destacou que a iniciativa permitirá que os jovens saibam que não foram esquecidos. "A determinação do CNJ demonstra que a iniciativa pioneira do nosso Estado estava correta", lembrou.

O convênio prevê a instalação de seções eleitorais nos estabelecimentos penais e nas unidades de internação de adolescentes em que haja condições de infraestrutura e segurança a todos os envolvidos no processo. A indicação destas pessoas será feita por indicação do TRE, a partir de listagens apresentadas pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (FASE).

Participaram ainda da solenidade o diretor-geral do TJ, Omar Jacques Amorim; o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, o desembargador Luiz Felipe Silveira Difini; o procurador regional eleitoral do RS, Carlos Augusto da Silva Cazarré; a procuradora-geral de Justiça, Simone Mariano da Rocha; a defensora pública-geral do Estado, Maria de Fátima Záchia Paludo; o secretário da segurança, Edson de Oliveira Goularte; o defensor público federal subchefe da Unidade de Porto Alegre, Lucas Aguilar Sette; a presidente da FASE, Irany Bernardes de Souza.

  • Confira as fotos da solenidade.

________________

(Presidentes do TRE/RS e do TJ e chefes do MP e Defensoria Pública selam o acordo)

(Integrantes de Poderes e instituições uniram-se para viabilizar iniciativa)

_________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...