Migalhas

Sábado, 28 de março de 2020

ISSN 1983-392X

Rodrigo Octavio de Langgaard Meneses

Rodrigo Octavio de Langgaard Meneses é muitas vezes lembrado pela sua histórica atuação como advogado oponente a Rui Barbosa na disputa entre o governo de Minas Gerais e o dr. Américo Werneck na "Questão Lambary".

terça-feira, 30 de março de 2010


Rodrigo Octavio de Langgaard Meneses

Homem de Direito, homem das Letras

Rodrigo Octavio de Langgaard Meneses é muitas vezes lembrado pela sua histórica atuação como advogado oponente a Rui Barbosa na disputa entre o governo de Minas Gerais e o dr. Américo Werneck na "Questão Lambary".

Entretanto, esse ilustre nome do Direito foi também professor, contista, cronista, poeta e memorialista, participando, desde o início, do grupo de escritores que fundaram a ABL :

"Nos primeiros anos de seu funcionamento, não tinha sede a Academia.

Aliás, quem já teve oportunidade de ler as correspondências machadianas vê que em não poucos momentos Machado fala dessa questão. Sempre e sempre ansioso para que a Academia tenha, enfim sua sede.

Mas o fato é que antes disso se dar, vários locais serviram para as reuniões.

E num deles a Academia se reuniu por várias vezes: na rua da Quitanda, nº 47, nos altos da Farmácia Araújo Pena & Cia.

E o que funcionava ali ?

Naquele endereço, leitor, funcionava um escritório de advocacia. Isso mesmo, durante muitos anos a Academia se reuniu num escritório de advocacia.

A banca pertencia ao acadêmico Rodrigo Octávio".

Imortalizado, Rodrigo Octávio é o fundador da cadeira nº 35, que tem como patrono Tavares Bastos. Quando da inauguração da Academia, em 1897, foi seu primeiro-secretário. Posteriormente, em 1915-1924, foi secretário-geral e, em 1927, presidente.

Homem de destaque nas Letras, homem de destaque no Direito. Formado pela Faculdade de Direito do Largo de S. Francsico, Turma de 1886, Rodrigo Octávio iniciou a vida pública na magistratura, tendo sido nomeado em 1894 secretário da presidência da República no governo de Prudente de Morais (1894-1898).

Exerceu a advocacia até 1929, quando foi nomeado pelo presidente Washington Luís ministro do Supremo Tribunal Federal, cargo em que se aposentou em 1934.

No decorrer da carreira, por diversas vezes foi presidente do Instituto da Ordem dos Advogados Brasileiros e também presidente da Sociedade Brasileira de Direito Internacional.

Filho do dr. Rodrigo Octavio de Oliveira Meneses, advogado e homem público filiado ao partido liberal, e d. Luísa Langgaard, Rodrigo Octávio nasceu em Campinas, São Paulo, em 11 de outubro de 1866, e faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 28 de fevereiro de 1944.

_________________
_________

Leia mais

____________

Fonte :

SCHUBSKY, C.; MATOS, M. Doutor Machado - O Direito na vida e na obra de Machado de Assis. São Paulo: Migalhas, 2008.

____________

patrocínio

Advertisement

últimas quentes

-