MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Correspondente premiado

Correspondente premiado

Da Redação

terça-feira, 13 de abril de 2010

Atualizado em 12 de abril de 2010 11:41


Correspondente premiado

Seção "Correspondentes"

Nesta seção os causídicos autônomos e escritórios de advocacia poderão buscar nomes para auxiliá-los, como "Correspondente", em outras comarcas, bem como aqueles que quiserem se oferecer para prestar serviço desta natureza a estes profissionais e a estas respeitadas bancas poderão se cadastrar como "Correspondentes".

Além de prestar serviços a escritórios e advogados autônomos, o migalheiro "Correspondente" ainda conta com o benefício de semanalmente ser premiado com uma grande obra jurídica para engrandecer sua biblioteca.

  • Confira logo abaixo a obra oferecida e o Correspondente premiado desta terça-feira.

__________

"A Reparação do Dano Moral nas Relações de Trabalho" (221p.), escrita por Rodrigo Cambará Arantes Garcia de Paiva e Xerxes Gusmão e gentilmente oferecida pela Editora LTr.

Frequentemente apresentada como pedido nas reclamações trabalhistas, a indenização do dano moral oriundo da relação de trabalho tornou-se tão comum que não raros são os autores a criticarem, atualmente, a chamada "indústria do dano moral".

Apesar de comum, a indenização do dano moral suscita complexas indagações concernentes à forma de cálculo do dano causado à parte lesada, posto que de difícil aferição: como calcular o abalo sofrido no âmago do trabalhador ou do empregador vítima do dano moral?

Com o intuito de dar uma contribuição para a solução deste problema foi redigida esta obra, que tem o mérito de apresentar soluções inovadoras sobre a forma de cálculo do dano moral e da sua reparação, sobretudo pela posição preponderante da perícia psicológica nessa análise.

Nesse sentido, após apresentar noções gerais acerca do dano moral, esta obra aborda como ele vem sendo tratado no direito do trabalho, a sua forma de postulação em juízo e a indenização propriamente dita, com sugestões originais sendo apresentadas pelos autores quanto à forma de cálculo e reparação.

Sobre os autores :

Rodrigo Cambará Arantes Garcia de Paiva é especialista em direito do Trabalho pelo IEC-PUC/BH e mestre em direito Empresarialpela Faculdade de Direito Milton Campos (MG). Atua como advogado, coordenador pedagógico e professor do Instituto de Ensino Superior e Formação Avançada de Vitória (IESFAVI-ES) e das Faculdades do Espírito Santo (FACES). Autor de livros e artigos.

Xerxes Gusmão é mestre e doutor em direito do trabalho e previdenciário pela Sorbonne (Université de Paris 1). Atua como advogado, professor e pesquisador da UVV (Centro Universitário Vila Velha - ES) e das diversos cursos de pós-graduação. Autor de livros e artigos, no Brasil e na França.

__________

Ganhadora :

  • Alinne Ferandes Ramos da Silva, de Catalão/GO.

_____________

O que é "Correspondente" Migalhas?

O trabalho diário da advocacia exige, não raro, a colaboração de colegas em outras comarcas. É o que a práxis denomina de "Correspondente". O "Correspondente" de um advogado é um colaborador tentacular do profissional da advocacia, que muitas vezes distribui, acompanha, relata, extrai cópias, e às vezes até participa de feitos, judiciais e extrajudiciais - assistindo a audiências.

Busque um "Correspondente" em qualquer cidade do Brasil ou se cadastre como um "Correspondente", clique aqui

_____________