MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Lambari/MG terá fórum ampliado

Lambari/MG terá fórum ampliado

O presidente do TJ/MG, desembargador Sérgio Resende, anunciou na última sexta-feira, 9/4, em Lambari/MG, obras de ampliação do prédio local que abriga o fórum Doutor Vadih Bacha. A partir da área atual, 590,64 m², o espaço físico será ampliado em mais 648,75 m², chegando a 1239,39 m², com capacidade para a instalação de mais duas varas, além da atual cujo titular é o juiz Márcio Augusto Oliveira Bueno.

Da Redação

terça-feira, 13 de abril de 2010

Atualizado às 10:43


Reforma

Lambari/MG terá fórum ampliado

O presidente do TJ/MG, desembargador Sérgio Resende, anunciou na última sexta-feira, 9/4, em Lambari/MG, obras de ampliação do prédio local que abriga o fórum Doutor Vadih Bacha. A partir da área atual, 590,64 m², o espaço físico será ampliado em mais 648,75 m², chegando a 1239,39 m², com capacidade para a instalação de mais duas varas, além da atual cujo titular é o juiz Márcio Augusto Oliveira Bueno. A previsão para o término das obras é janeiro de 2011 e serão gastos cerca de R$ 2 milhões.

O desembargador Sérgio Resende ressaltou que o ideal seria inaugurar, naquele momento, a ampliação do fórum, contudo, diante das dificuldades encontradas, entre elas, a necessidade do equacionamento do orçamento e de ultrapassar algumas barreiras burocráticas, o anúncio das obras poderia ser considerado um ganho para o sul de Minas, em especial, a comarca de Lambari. Por outro lado, o magistrado revelou que estava satisfeito, pois estava conseguindo cumprir uma de suas metas que é priorizar a 1ª instância, dotando-a, dentro do possível, de melhor infra-estrutura para qualificar a prestação jurisdicional.

Enfático, o presidente do TJ/MG reforçou que aquela visita à Lambari era um reconhecimento do esforço empreendido pelas comarcas do interior do Estado, diante das adversidades encontradas, já que o Poder Judiciário estadual tem que atender todas as demandas apresentadas pela sociedade com um orçamento reduzido. "Cobram-nos resultados imediatos quando, além das ações que são distribuídas diariamente, temos que cumprir metas do CNJ para reduzir o acervo acumulado, sem que aos magistrados sejam dados o suporte necessário".

O presidente do TJ/MG salientou que, no início de sua gestão em 2009, recebeu uma delegação de Lambari que solicitava a criação de mais uma vara na comarca, devido ao contínuo aumento das ações propostas. Na oportunidade, o desembargador Sérgio Resende se comprometeu a estudar o pedido. "Estou aqui para retribuir a visita e revelar o resultado dos estudos: o fórum vai ser ampliado e mais duas varas poderão ser instaladas", pontuou.

Reconhecimento

Aplaudido de pé pelos presentes, o desembargador Sérgio Resende agradeceu a manifestação. "Estou sensibilizado com esta demonstração e convicto que acertei ao optar por priorizar as comarcas do interior mineiro".

O juiz Márcio Augusto Oliveira Bueno agradeceu a visita do desembargador Sérgio Resende dizendo que foi a primeira vez que um presidente visitou a comarca. Sustentou que a priorização do foco administrativo do TJ/MG para o interior reforça os objetivos a serem alcançados, todos tendo como referência as palavras gravadas na placa que está afixada na entrada do fórum: missão, visão e valores.

O magistrado observou que a gestão do desembargador Sérgio Resende é elogiada por todos os magistrados. "O nosso presidente não mede esforços para aparelhar o Judiciário com os instrumentos necessários para a busca da paz social. Agora, Lambari vai ter mais espaço para melhor atender a comunidade, não só para o aperfeiçoamento das tecnologias, mas também propiciar a todos, servidores e operadores do Direito, melhores condições para se interagirem e qualificar o trabalho", frisou.

A comarca de Lambari foi instalada em 1926, sendo integrada, ainda, pelos municípios de Jesuânia e Olímpio Noronha. Cerca de 3.700 processos foram distribuídos no ano passado e o acervo supera 5 mil processos na Justiça Comum e nos Juizados Especiais.

Durante o anúncio estiverem presentes, entre outros, o prefeito de Lambari, Marcos Antônio de Resende, a presidente da Câmara Municipal da cidade, Andréa Cadelha Dias, o prefeito de Jesuânia, Luiz Fernando Noronha Pereira, o coronel PM Cleber Rodrigues da Silva, o chefe da polícia civil, Marcelo Vieira Guerra, a diretora-executiva de Engenharia e Gestão Predial (Dengep), Elídia Tavares Lana Rocha, a responsável pela Assessoria da Gestão da Inovação (Agin), Ana Paula Vilhena, servidores, advogados e promotores de Justiça. O servidor Flávio Andrieli Gregatti Pereira, ao final, presenteou o presidente Sérgio Resende com uma garrafa da água mineral com o rótulo de "Lambari" que hoje não é industrializada.

______________
_________

Foto : Renata Mendes
_________
_____________

Leia mais

  • 30/3/10 - Pleito mais célebre em que Rui Barbosa atuou como advogado coloca em discussão a arbitragem como meio de solução dos conflitos - clique aqui.

_____________

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...