MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB/SP firma convênio com Aliança Francesa e abre inscrições para estágio em Paris

OAB/SP firma convênio com Aliança Francesa e abre inscrições para estágio em Paris

Da Redação

terça-feira, 13 de abril de 2010

Atualizado às 15:35


Estágio

OAB/SP firma convênio com Aliança Francesa e advogados terão descontos

No Brasil, mais de 600 empresas tem o francês como língua de suas matrizes e com a estabilidade econômica a tendência é aumentar, ainda mais, o intercâmbio comercial e cultural entre França e Brasil. Dentro desse cenário favorável, a OAB/SP e a CAASP firmaram um Convênio com a Aliança Francesa para oferecer cursos de língua francesa com descontos a advogados. E, em parceria com a Embaixada Francesa e a Ordem dos Advogados de Paris a OAB/SP está abrindo inscrições para estágio para advogados na França.

"Inegavelmente essa nova iniciativa da OAB/SP e da Caixa trará benefícios financeiros aos advogados, uma vez que poderão aprender ou aperfeiçoar essa língua que é importante para o exercício da advocacia junto a empresas francesas numa excelente escola, a Aliança Francesa, tradicional, em condições muito favoráveis, com descontos expressivos de 40% a 50%", ressalta.

Pelo convênio, a Aliança Francesa poder se associar também à OAB/SP para outras atividades, disponibilizando sua infraestrutura, como teatros e auditórios e seus meios de comunicação. "Acertamos com o Consulado Francês e a Aliança Francesa a realização de uma Mostra permanente nas unidades da Aliança das campanha que a OAB/SP promove voltadas para a cidadania.São passos que vão se aperfeiçoando nessa relação que se estreita, dia a dia", ressalta o presidente da OAB/SP.

O cônsul geral da França em São Paulo, Marc Peltot também participou da assinatura do convênio e destacou a importância do Ano da França no Brasil, realizado em 2009. "São oportunidades como essa, que cada povo pode aproveitar para se conhecer melhor e desenvolver novos projetos comuns; assim como trabalharmos juntos e nos conhecermos melhor nessa parceria com a OAB SP", afirmou.

O presidente da CAASP, Fábio Romeu Canton Filho, enfatizou a vocação da Caixa de disponibilizar mais um importante serviço aos advogados de São Paulo, que terão uma oportunidade de crescer profissionalmente e culturalmente com o aprendizado da língua e da cultura francesas.

Para George Niaradi, conselheiro e presidente da Comissão de Relações Internacionais da OAB/SP, o convênio inaugura um novo momento das relações internacionais da OAB/SP. "Estamos próximos dos franceses desde o ano passado, por conta do I seminário franco-brasileiro realizado com a Ordem dos Advogados de Paris, o Consulado Francês e outras entidades. Agora é a oportunidade dos advogados paulistas aprenderem francês. Historicamente, a proximidade jurídica entre os dois países sempre foi grande. Nosso Código Civil tem influência francesa, assim como a questão penal, os direitos humanos, dentre outros", destacou.

Segundo Renato Vieira, diretor comercial e de MKT da Aliança Francesa, além de conceder desconto nas unidades da Aliança Francesa, através dos cursos existentes em períodos promocionais, concedendo um desconto de 25%; a Aliança promoverá cursos dentro da OAB/SP voltados aos advogados.

Também estiveram presentes à assinatura do convênio: Maurice Nahory, diretor geral da Aliança Francesa, e o conselheiro seccional, Martim de Almeida Sampaio, coordenador da Comissão de Direitos Humanos, que lembrou a influência da cultura francesa no Brasil e que a Universidade de São Paulo foi um importante projeto que contou com o esforço da intelectualidade francesa. Ao final da assinatura, D'Urso entregou ao cônsul geral, ao diretor geral da Aliança e ao diretor de MKT uma Láurea de Homenagem.

Ordem abre inscrição para estágio em Paris

Com apoio da Embaixada francesa e da Ordem dos Advogados de Paris, de 19 a 30 de abril, a OAB/SP está abrindo inscrições para o exame de seleção de dois advogados que queiram estagiar na Ordem parisiense. O curso acontecerá entre 1 de outubro e 26 de novembro.

Em sua primeira fase, o estágio acontecerá na École de Formation du Burreau, Escola de Formação da Ordem dos Advogados de Paris, e será focado na prática de procedimentos de Direito Civil, Penal e Comercial e assim permitir um aprofundamento sobre o sistema jurídico francês. Os estudantes também irão assistir a audiências no Palais de Justice de Paris e visitar instituições Comunitárias Européias, em Bruxelas. "Essa é mais uma iniciativa de parceria internacional da OAB/SP para projetar a capacitação do advogado paulista para além das fronteiras nacionais", ressalta o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso.

Na segunda etapa do curso, os selecionados farão estágio em um escritório francês supervisionado por um advogado inscrito na Ordem dos Advogados de Paris, selecionado em função da área de atuação dos advogados brasileiros, explica o presidente da Comissão de Relações Internacionais da OAB/SP, George Niaradi.

Os custos do curso serão pagos pela Ordem dos Advogados de Paris e os advogados selecionados não receberão remuneração durante o estágio no escritório francês. A Embaixada da França no Brasil oferecerá auxílio financeiro de até 950,00 Euros para os dois meses de estágio. As despesas com passagem aérea serão custeadas pelos próprios estagiários.

As inscrições devem ser feitas na secretaria do Pool de Comissões da OAB/SP (rua Anchieta, 35) e os interessados, que não podem ter mais de 35 anos, precisam comparecer pessoalmente munidos de identidade profissional, cópia da cédula de identidade do advogado, certidão de prova de sua idoneidade e adimplemento financeiro com a OAB/SP, documento emitido pela própria seccional, curriculum vitae, carta de motivação em francês e documentos que comprovem a proficiência na língua francesa emitidos por instituições reconhecidas de ensino do idioma. Os candidatos serão entrevistados por membros da Comissão de Seleção, formada pelo presidente da Comissão de Relações Internacionais da OAB/SP e pelo diretor geral da Aliança Francesa em São Paulo.

________________

 

 

 

 

_______________