MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Mídi@ e Poder Judiciário - A Influência dos Órgãos da Mídia no Processo Penal Brasileiro"

Resultado do sorteio da obra "Mídi@ e Poder Judiciário - A Influência dos Órgãos da Mídia no Processo Penal Brasileiro"

Veja quem são os dois ganhadores da obra "Mídi@ e Poder Judiciário - A Influência dos Órgãos da Mídia no Processo Penal Brasileiro" (Lumen Juris - 445p.), de Fábio Martins de Andrade.

Da Redação

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Atualizado em 14 de abril de 2010 08:43


Sorteio de obra

O livro "Mídi@ e Poder Judiciário - A Influência dos Órgãos da Mídia no Processo Penal Brasileiro" (Lumen Juris - 445p.), de Fábio Martins de Andrade, propõe analisar um universo delimitado nesse amplo campo de influência sobre o qual os órgãos da mídia deitam o seu manto, qual seja, o processo penal, com algumas circunstâncias relevantes que o ornamentam.

O século XX foi marcado pelo rápido desenvolvimento dos principais órgãos da mídia existentes atualmente. Não passou desapercebido e foi especialmente percebido por dois dos principais personagens da história deste último centenário (Hitler e Stálin), que, para melhor controlar a situação política da nação, precisariam ter o controle dos principais órgãos da mídia, o que fizeram através da censura. Imagine-se, hoje, o poder dos governantes que detivessem o controle sobre os múltiplos e modernos órgãos da mídia nos dias que correm!?

Naquele século, o imenso Planeta Terra tornou-se uma pequena aldeia global e passou a situar-se na dimensão virtual. O crescente desenvolvimento e conseqüente barateamento dos equipamentos e acessórios eletrônicos tem sido notável e surpreendente.

Tanto desenvolvimento - imbricado com a necessidade sentida pelas antigas empresas/corporações multinacionais em se juntarem para então se tornarem mais competitivas no crescente mercado produtor/consumidor (conglomerados transnacionais) - vem colocando os principais órgãos da mídia no centro do cenário político, social, econômico, cultural etc., tanto nacional como também internacional.

Além de ocupar o centro da cena nacional, os órgãos da mídia - individual e integradamente - exercem relevante papel na interação com as demais instituições em cooperação ou em subordinação. Por um lado, a cooperação entre os órgãos da mídia e as principais instituições democráticas de um país geralmente representa a prestação de um enorme serviço àquela sociedade. A subordinação, por outro, leva à atrofia e ao amesquinhamento do desenvolvimento do processo cívico e democrático.

Este trabalho de pesquisa propõe-se a tratar do importante papel da mídia nos dias atuais. É notoriamente conhecida a crescente influência que os órgãos da mídia exercem na vida quotidiana. Essa situação, reconhecida por todos, é fruto de uma construção e solidificação paulatina através dos anos. Optou-se por privilegiar alguns aspectos considerados fundamentais e relevantes para o desenvolvimento do tema.

O problema central que se coloca é a possibilidade concreta de os órgãos da mídia exercerem algum tipo de influência durante o trâmite de um processo judicial, sobretudo de natureza criminal. A mera possibilidade de influência dos principais órgãos da mídia sobre a consciência individual dos cidadãos, como integrantes do "povo", e, nesta condição, potenciais participantes de um eventual processo judicial, como jurados etc., constitui uma parte (inicial) do problema. A outra parte (principal) refere-se à influência sobre os indivíduos que ostentam a qualidade de sujeitos processuais - ou "atores do processo" -, tais como: juiz, jurado, promotor de justiça, réu, advogado ou defensor, delegado policial, perito, testemunha etc.

O tema proposto diz respeito tanto à atividade jornalística quanto ao Direito. Por isso, é duas vezes relevante, O enfoque primordial que se pretende é multidisciplinar, partindo, naturalmente, de considerações de ordem jornalística e jurídica, para mesclá-las em seus diferentes aspectos histórico, filosófico, sociológico e antropológico.

A atualidade do tema é evidente. Recentes casos amplamente divulgados pelos órgãos da mídia levam à necessária reflexão sobre o papel da mídia como prestação de serviço à sociedade. A título meramente ilustrativo, citam-se os seguintes: Daniela Perez, Fernando Collor de Mello, Sérgio Naya, Bar Bodega, Escola Base etc.

Sobre o autor :

Fábio Martins de Andrade é advogado e doutorando em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre em Ciências Penais pela Universidade Candido Mendes, pós-graduado em Control Judicial de Constitucionalidad na Universidad de Buenos Aires, pós-graduado em Direito Processual Constitucional na UERJ, pós-graduado em Criminologia na Universidad de Salamanca, pós-graduado em Direito Penal Econômico na Universidad Castilla-La Mancha, pós-graduado em Direito Penal Econômico e Europeu na Universidade de Coimbra/IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.

_______________

 Ganhadores :

Nairo José Borges Lopes, de Alfenas/MG

Amanda de Oliveira, advogada da UCS, de Caxias do Sul/RS








____________

Adquira já o seu :












__________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...