MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Iluminuras entrevista autora do livro "Amicus Curiae - Amigo da Corte ou Amigo da Parte?", Damares Medina

Iluminuras entrevista autora do livro "Amicus Curiae - Amigo da Corte ou Amigo da Parte?", Damares Medina

No Iluminuras desta semana você vai conhecer a obra rara Democracia Representativa do Voto e do Modo de Votar, que faz parte do acervo da biblioteca do STF. Esta raridade foi publicada no Rio de Janeiro, em 1893. O livro foi escrito por Joaquim Francisco de Assis Brasil com a intenção de contribuir para o aperfeiçoamento da Republica e é dedicado aos democratas do partido republicano da época. Trata do voto público, do voto secreto e do voto obrigatório.

Da Redação

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Atualizado em 27 de abril de 2010 14:54


Entrevista

Iluminuras entrevista autora do livro "Amicus Curiae - Amigo da Corte ou Amigo da Parte?", Damares Medina

No Iluminuras desta semana você vai conhecer a obra rara "Democracia Representativa do Voto e do Modo de Votar", que faz parte do acervo da biblioteca do STF. Esta raridade foi publicada no Rio de Janeiro, em 1893. O livro foi escrito por Joaquim Francisco de Assis Brasil com a intenção de contribuir para o aperfeiçoamento da Republica e é dedicado aos democratas do partido republicano da época. Trata do voto público, do voto secreto e do voto obrigatório.

Assis Brasil nasceu em 1857, em São Gabriel, no Rio Grande do Sul. Foi advogado, político, orador, escritor, poeta, prosador, diplomata e estadista, além de propagandista da República. Em 1932, tornou-se o grande idealizador do código eleitoral, com base na própria obra rara disponível na biblioteca do STF. Neste código, está a primeira menção à urna eletrônica, quando ele levanta a hipótese da utilização de uma "máquina de votar".

Já no Encontro com Autor você acompanha uma entrevista com Damares Medina - mestre em Direito Constitucional, professora do IDP e advogada. A conversa é sobre seu livro "Amicus Curiae - Amigo da Corte ou Amigo da Parte?" Segundo a autora, "o amicus curiae é um terceiro interessado no processo que ingressa para apresentar basicamente três tipos de informação: um conteúdo técnico muito especializado, que não seja de conhecimento público ou da corte; traduzir interesses sociais de um grupo ou segmento da sociedade civil organizada; e trazer inovações, informações que ainda não estejam no processo".

No Ex-Libris você vai fazer um passeio pela biblioteca pessoal do professor de Direito Penal, Rodrigo Lelis. Há cerca de seis anos, o professor começou a lecionar e adora o que faz. Rodrigo se considera uma pessoa curiosa, pois gosta de ler sobre tudo, apesar de ter que se dedicar com mais afinco às leituras jurídicas, por causa da profissão.

O programa mostra ainda alguns dos principais livros jurídicos que acabaram de chegar às livrarias: "Legislação Penal Especial", coordenado por Gustavo Octaviano Diniz Junqueira e Paulo Henrique Aranda Fuller, da editora Saraiva; "Curso de Processo do Trabalho", de Luciana Athayde Chaves, da editora LTr; "A Previdência na Área Rural", de Luís Kerbauy, da editora LTr.

O Iluminuras também está no You Tube. Para ver este programa, basta clicar aqui.

Inédito: quarta-feira - 22h

  • Horários Alternativos: sábado - 18h / segunda-feira - 13h30

__________________

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA