MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Bens públicos, domínio urbano, infra-estrutura"

Resultado do sorteio da obra "Bens públicos, domínio urbano, infra-estrutura"

Veja quem faturou o livro "Bens públicos, domínio urbano, infra-estrutura" (Fórum - 360p.), de Thiago Marrara.

Da Redação

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Atualizado em 17 de maio de 2010 14:23


Sorteio de obra

De autoria de Thiago Marrara, a obra "Bens públicos, domínio urbano, infra-estrutura" (Fórum - 360p.) supre diversas lacunas do Direito Administrativo, Urbanístico e Municipal brasileiro, colaborando com o aprimoramento da teoria dos bens públicos, com a proposição de uma escala de dominialidade, com a criação de um conceito de domínio urbano e, principalmente, com a administração das infra-estruturas e dos serviços públicos no âmbito local.

A presente obra visa tratar a relação que se estabelece entre dois conjuntos de coisas: de um lado, os logradouros públicos, como elementos componentes do domínio público urbano municipal, e, de outro, as infra-estruturas de serviços públicos de propriedade dos mais diversos entes públicos e privados, incluindo as empresas, estatais ou privadas, às quais se delegou a execução desses serviços.

Para atingir esse objetivo, parte-se de um conjunto de estudos sobre a teoria dos bens públicos com foco na estrutura do novo Código Civil, passando-se à diferenciação teórica e funcional entre os conceitos de bens públicos e de bens do domínio público no sistema jurídico brasileiro. Sobre esta base, propõe-se uma teoria do domínio público urbano, situando dentro dela os elementos físicos essenciais à dinâmica das cidades, subdivididos em mobiliário urbano e logradouros públicos. Ao final, esses elementos são examinados numa relação de utilidade recíproca, de interdependência que, em termos jurídicos, eleva-se à condição de instrumento essencial para o cumprimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana, para a concretização do princípio da moradia digna e de diversos direitos sociais, bem como para a viabilização de princípios e liberdades econômicas.

A visão instrumental do conceito de domínio urbano para a geração de benefícios, oportunidades, externalidades e direitos para os cidadãos e para os agentes de mercado é fortemente influenciada pelo enquadramento das pesquisas no âmbito do projeto acadêmico "exploração econômica de bens públicos", desenvolvido pelos Professores Floriano Peixoto de Azevedo Marques Neto e Maria Sylvia Zanella Di Pietro no Departamento de Direito do Estado da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Sob esse enfoque, encara-se a regulação local de infra- estruturas como um exemplo de política de desenvolvimento urbano de competência municipal apto a conciliar os interesses individuais, coletivos, empresariais e públicos relativos à oferta e à demanda de serviços. Indiretamente, tal política desponta como um pressuposto da construção de cidades coerentes, cidades que ofereçam condições de igualdade material mínimas para os cidadãos e que, ao mesmo tempo, sejam compatíveis com a prestação de serviços em um modelo concorrencial.

Tomando a Lei Paulistana no 13.614/03 como exemplo de política de regulação local de infra-estruturas, estudam-se, especificamente, os mecanismos de outorga de uso do solo, subsolo e espaço aéreo dos logradouros públicos e as receitas que poderão ser geradas em razão da instalação de infra-estruturas urbanas, buscando-se sempre enumerar problemas jurídicos e propor soluções compatíveis com um imperativo de distribuição de vantagens e oportunidades sociais que são diretamente condicionadas por essas infra-estruturas.

Em suma, a proposta é simples, pois consiste em verificar as potencialidades socioeconômicas de todos esses bens públicos e privados que compõem o domínio urbano no Brasil, oferecendo tanto contribuições teóricas para os interessados no estudo dos direitos administrativo e urbanístico quanto discussões sobre problemas práticos quotidianamente enfrentados por administradores públicos, notadamente na esfera municipal.

Sobre o autor :

Thiago Marrara é professor doutor de Direito Administrativo, Urbanístico e Ambiental da USP - Faculdade de Direito de Ribeirão Preto. Doutor pela Universidade de Munique - LMU. Mestre e bacharel em Direito pela USP.

_______________

 Ganhadora :

Carolina Cintra, advogada do Itaú-Unibanco, de São Paulo/SP

 








______________

Adquira já o seu :












__________________

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA