MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Acordo entre Brasil, Turquia e Irã reflete posições antagônicas do atual cenário geopolítico

Acordo entre Brasil, Turquia e Irã reflete posições antagônicas do atual cenário geopolítico

O acordo entre Brasil, Turquia e Irã tem refletido as aposições antagônicas do atual cenário geopolítico. Em geral, alguns estão com um pé atrás, e outros ressentidos por não terem sido os protagonistas. Sem análises muito profundas, é óbvio que há - por parte do mundo - uma desconfiança internacional, e - por parte de Lula - uma expectativa de lucro eleitoral. Mas vamos direito ao que dizem os jornais pelo mundo.

Da Redação

terça-feira, 18 de maio de 2010

Atualizado às 10:31


Tema controverso

O acordo entre Brasil, Turquia e Irã tem refletido as posições antagônicas do atual cenário geopolítico. Em geral, alguns estão com um pé atrás, e outros ressentidos por não terem sido os protagonistas. Sem análises muito profundas, é óbvio que há - por parte do mundo - uma desconfiança internacional, e - por parte de Lula - uma expectativa de lucro eleitoral. Mas vamos direito ao que dizem os jornais pelo mundo.

1 - Na semana passada, antes do acordo, o jornal The New York Times dizia que "funcionários do governo expressaram preocupações de que o esforço poderia ter efeito contrário". Para os nova-iorquinos, "como um país em desenvolvimento que defendeu suas próprias aspirações nucleares contra as pressões internacionais, o Brasil se identifica fortemente com o Irã".

2 - Feito o acordo, o YahooNews enfatizou Lula como o responsável, mencionando frase de um líder iraniano: "os EUA estão irritados com a proximidade de países independentes como o Irã e o Brasil... É por isso que eles falaram tanto antes da viagem de Lula para o país".

3 - A agência de notícias AFP afirmou que oficiais israelenses acusaram o Irã de estar manipulando o Brasil e a Turquia para evitar as sanções.

4 - De acordo com a Reuters, os líderes de governo de vários países se surpreenderam com o acordo. Os ingleses consideram que "pode ser apenas uma tática de atraso" do Irã. Para a França, o acordo não resolve as preocupações fundamentais. O presidente russo expressou preocupações semelhantes. Os EUA são ainda mais céticos.

5 - Já os jornais latino-americanos viram o acordo como um grande avanço para a diplomacia. No argentino El Clarín encontramos a seguinte manchete : "Brasil e Turquia gerenciam acordo com Irã e conseguem uma vitória para a diplomacia".

O tema foi capa de muitos jornais do mundo ainda hoje. Veja abaixo alguns exemplos :





Gulf News - Para o jornal dos Emirad
os Árabes, a notícia do acordo não foi capaz de tranquilizar os ocidentais, que ainda se preocupam com o programa nuclear iraniano.














(

Clique aqui para ampliar a imagem)









Today Zaman - Segundo o jornal turco, no acordo a ambiguidade prevalece. A Turquia, o Brasil e o Irã querem "negociações diplomáticas" ao invés das sanções, e os EUA e seus aliados se preocupam com as consequências do acordo.













(

Clique aqui para
ampilar a imagem)









El País - Já no espanhol El País, o acordo foi assinado com o objetivo claro de evitar as sanções e os EUA e seus aliados o rejeitam.
















(

Clique aqui para ampliar a imagem)










O
Estado de S. Paulo - O jornal também enfatiza a indiferença norte-americana em relação ao acordo, e que as sanções devem continuar.














(

Clique aqui para ampliar a imagem)












The New York Times - Na capa do jornal,
EUA estão céticos sobre o acordo iraniano para combustível nuclear e o fim das sanções não será fácil.













(Clique aqui para ampliar a imagem)






Los Angeles Times - Para o LA Times, o a
cordo iraniano não interfere nas metas americanas e não deve trazer muitas mudanças relevantes em relação ao comportamento das comunidades internacionais.


















(Clique aqui para ampliar a imagem)







The Wall Street Journal -
Acordo nuclear iraniano aumenta temores no Oeste, segundo o jornal americano, a negociação pode trazer "novos obstáculos aos esforços dos EUA em punir o programa nuclear iraniano.

















(Clique aqui para ampliar a imagem)










Buenos Aires Herald - I
rã envia urânio para Turquia no acordo nuclear. Ainda segundo o jornal argentino, as negociações não atrapalharão o curso das sanções.















(Clique aqui para ampliar a imagem)








Der Standard - De acordo com o jornal austríaco,
há ceticismo no acordo do Irã por parte das comunidades internacionais.















(Clique aqui para ampliar a imagem)





La Nacion - O jornal argentino mostra claramente quão polêmico o tema é. Já na manchete, o jornal argentino diz: Lula e Irã, acordo, controvérsia e dúvidas.












(Clique aqui para ampliar a imagem)








Hoy - O jornal latino-americano foi um dos muitos que colocaram Lula como o maior responsável pelo acordo. Segundo o jornal, "Lula facilitou o acordo para o enriquecimento de urânio no Irã."












(Clique aqui para ampliar a imagem)










Público - Segundo o jornal português, com o acordo Brasil e a Turquia "enterram" os planos de sanções contra o Irã.











(Clique aqui para ampliar a imagem)







Folha de S. Paulo - O acordo não convence as grandes potências mundiais.














(Clique aqui para ampliar)

__________________

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA