MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CDC completa 20 anos e faz com que o consumidor se torne mais exigente, afirma advogada

CDC completa 20 anos e faz com que o consumidor se torne mais exigente, afirma advogada

No ano em que o CDC fará 20 anos, pode-se dizer que o CDC teve méritos para além da própria defesa do consumidor. O código trouxe não só normas de direito privado, como também normas de direito processual, interpretação, direito administrativo, criando o cenário para o acesso à justiça, posteriormente instrumentalizado pela lei que criou os JEC´s.

Da Redação

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Atualizado às 07:50


Defesa do consumidor

CDC completa 20 anos e faz com que o consumidor se torne mais exigente

No ano em que o CDC (clique aqui) fará 20 anos, pode-se dizer que o CDC teve méritos para além da própria defesa do consumidor. O código trouxe não só normas de direito privado, como também normas de direito processual, interpretação, direito administrativo, criando o cenário para o acesso à Justiça, posteriormente instrumentalizado pela lei que criou os JEC's.

Desde a promulgação da CF/88 (clique aqui), que ampliou e reforçou os direitos e interesses individuais e coletivos, alçando à categoria dos direitos fundamentais a defesa do consumidor, outras normas surgiram para regulamentar a atividade entre consumidor e fornecedor, no sentido mais amplo da palavra, buscando estabelecer o tão falado equilíbrio entre as partes.

De acordo com a advogada Mariana Blanes, do Martinelli Advocacia Empresarial, as empresas devem, cada vez mais, se manter atentas às boas práticas do comércio e a satisfação integral do cliente para, além de evitar que os consumidores fiquem insatisfeitos com as empresas e assim conseguindo cativar um público fiel, mantendo e fortalecendo a sua marca no mercado.

"Uma forma da empresa conseguir entender o perfil do seu público é fazendo pesquisas de campo, criando políticas de marketing em sites de relacionamentos, como twitter, por exemplo", comenta a especialista.

Segundo Blanes, "antes do CDC inexistiam regras claras sobre o que poderia ser considerado lesivo ao consumidor, deixando esta questão à cargo do judiciário e da interpretação de cada julgador. Com o diploma consumeirista passou a existir uma regulação do mercado, a qual as empresas tiveram que se adaptar, passando a padronizar formatos de produtos e serviços, assim como assumindo responsabilidade pelos seus serviços/produtos perante o consumidor".

______________

______________

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...