MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TSE - Norma que exclui do alistamento eleitoral os brasileiros que não falam a língua portuguesa não é compatível com a CF/88

TSE - Norma que exclui do alistamento eleitoral os brasileiros que não falam a língua portuguesa não é compatível com a CF/88

O TSE decidiu, na sessão administrativa da última terça-feira, 1/6, que o inciso II do artigo 5º do CE não é compatível com a CF/88. O dispositivo exclui do alistamento eleitoral os brasileiros que não saibam falar a língua nacional, o português.

Da Redação

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Atualizado em 2 de junho de 2010 13:54

Alistamento eleitoral

TSE - Norma que exclui do alistamento eleitoral os brasileiros que não falam a língua portuguesa não é compatível com a CF/88

O TSE decidiu, na sessão administrativa da última terça-feira, 1/6, que o inciso II do artigo 5º do CE (clique aqui) não é compatível com a CF/88 (clique aqui). O dispositivo exclui do alistamento eleitoral os brasileiros que não saibam falar a língua nacional, o português.

Para a Corte, a CF/88 traz somente duas hipóteses de impossibilidade de alistamento eleitoral, sendo elas referentes aos estrangeiros e, durante o período do serviço militar obrigatório, os conscritos. Assim, a interpretação do texto constitucional seria restrita a esses dois casos e normas com outras hipóteses de exclusão de eleitores que violam a CF/88.

CE x CF/88

A ministra Carmen Lúcia Antunes Rocha acompanhou a decisão sobre a não-recepção do dispositivo do CE pela CF/88. Entretanto, ficou vencida na questão preliminar sobre a análise do processo. É que para a ministra, o TSE não poderia julgar se o dispositivo do CE havia ou não sido recepcionado pela CF/88.

Carmen Lúcia ressaltou que somente o Plenário do STF pode verificar a compatibilidade de leis com a CF/88, sem que esteja em análise um caso concreto. Mas esse posicionamento ficou vencido.

Índios e região de fronteira

O debate teve origem na análise pelo TSE de uma consulta formulada pelo juiz eleitoral de Tabatinga/AM ao relatar que na presente zona eleitoral, região fronteiriça com o Peru e a Colômbia, há brasileiros que nada ou pouco falam a língua portuguesa. Há também o caso de muitos indígenas que estão na mesma situação, pois falam o dialeto indígena "ticuna".

__________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...