MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/MG - Galeria do Fórum Lafayette expõe acervo artístico

TJ/MG - Galeria do Fórum Lafayette expõe acervo artístico

Galeria de Arte apresenta acervo de obras A Galeria de Arte do Fórum Lafayette apresenta a partir de 2 de junho parte do seu acervo artístico do período de 2004 a 2010.

Da Redação

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Atualizado em 2 de junho de 2010 15:15


Mostra artística

TJ/MG - Galeria do Fórum Lafayette expõe acervo de obras

A Galeria de Arte do Fórum Lafayette apresenta a partir de 2 de junho parte do seu acervo artístico do período de 2004 a 2010.

Estarão à mostra pinturas de doze artistas: Carlos Wolney, Castaño, Sebastião Miguel, José Amâncio de Carvalho, Pedro Augusto, Maria José Fonseca, Sônia Assis, Ana Cristina Brandão, Abílio Abdo, João Martins, Glória Lamounier e Fernando Fiúza. A exposição pode ser visitada até 16 de julho. A Galeria de Arte fica na Avenida Augusto de Lima, 1.549, Barro Preto.

A Galeria de Arte integra o Espaço Cultural do Fórum Lafayette, coordenado pela Assessoria de Comunicação Institucional - Fórum Lafayette, com o apoio da Direção do Foro.

Castaño

Mineiro de Mutum, Orlando Castaño estudou na Escola Guignard, em Belo Horizonte, em 1962, iniciando, depois, uma jornada de exposições em museus de vários Estados, como os museus de arte contemporânea de Curitiba, Vitória, Rio de Janeiro e São Paulo. Participou da 10ª Bienal Internacional de São Paulo (1969) e da Bienal de Quenca, no Equador, além de expor seu trabalho em diversas mostras individuais e coletivas. Atualmente, é professor da Escola Guignard.

Sebastião Miguel

Artista visual e artista gráfico, graduou-se em Artes Plásticas pela Escola Guignard, em 1985, onde leciona pintura e desenho. Desde os anos 80, vem participando de diversas exposições e salões no Brasil e exterior. Destacam-se: "Desenhos e Outras Intoxicações" (1985), na Galeria IAB-MG; individuais na Itaugaleria em Belo Horizonte e Goiânia (1985 e 1991); "Iconografia do Profano", na Grande Galeria do Palácio das Artes (1990); e "Imagem Eletrônica", no MAM-Higienópolis, em São Paulo (2001).

Sônia Assis

Graduada em Artes Plásticas pela Escola Guignard (1973) e pós-graduada em "Pesquisa e ensino no campo das artes plásticas" (2000). É atualmente professora da Escola Guignard. Na agenda de exposições da artista, destacam-se a mostra individual "Objetos", em 2001, na Casa de Cultura Wilson Chaves, e diversas coletivas em Belo Horizonte e em outras cidades.

Fernando Fiúza

Nascido em Belo Horizonte em 1953, desenha desde os 14 anos de idade e atuou como pintor, cenógrafo, fotógrafo e ilustrador. O artista já mostrou seu trabalho em diversas exposições individuais e coletivas. Na fotografia, especializou-se em retratar artistas da música, trabalho que lhe rendeu um livro intitulado "Retratos da Música". Fernando Fiúza faleceu em 30 de outubro de 2009.

Maria José Fonseca

Nasceu em Belo Horizonte. É graduada em Artes Plásticas pela Escola Guignard e pós-graduada em Arte Moderna pela PUC Minas. A artista expôs em importantes galerias e espaços culturais brasileiros. No exterior, integrou a Internacional Art Horizons Hackensack, realizada em Nova York, e The Guelph Waterloo Centre, no Canadá.

Abílio Abdo

Nasceu em Nova Lima. Em 1980, ingressou no curso de Artes Plásticas da Escola Guignard. Além de artista, é professor da Escola Guignard e atuou como Secretário Municipal de Cultura de Nova Lima de 1997 a 2004.

José Amâncio de Carvalho

Nascido em Passa Tempo, formou-se pela Fundação Escola Guignard, em 1974, especializado-se em Artes Plásticas pela UFMG, em 1982. Foi professor da Escola Guignard. Artista premiado vem mostrando seu trabalho em diversas exposições individuais e coletivas, além de participar de importantes salões nacionais das artes.

Ana Cristina Brandão

Nascida em Belo Horizonte, é professora da Escola Guignard. Graduou-se em 1991 pela Escola Guignard, onde também fez pós-graduação em Artes Plásticas e Contemporaneidade, em 2003. Participou de diversas exposições no Brasil e exterior, tendo obras de sua autoria em acervos da Inglaterra, França, Cuba e Argentina.

Glória Lamounier

Lecionou Serigrafia na Escola Guignard. Graduou-se em Decoração pela Fundação Mineira de Arte (Fuma), em 1972, e, em seguida, cursou Fotografia e Serigrafia na Escola Guignard, onde também fez pós-graduação em Cultura e Arte Mineira. A artista já mostrou seu trabalho em diversas exposições no Brasil e em países como México, Portugal, Índia e Japão.

Carlos Wolney

Nasceu em Formiga, 1948. É graduado em Belas Artes pela Escola Guignard e mestre em Artes Visuais pela EBA/UFMG. Professor da Escola Guignard e professor da EBA/UFMG. Exerce o desenho, a pintura e a gravura. Em sua trajetória artística, obteve reconhecimento e diversos prêmios.

Pedro Augusto

Nasceu em Belo Horizonte, em 1944. Pintor e professor, graduou-se em artes plásticas pela Escola Guignard. Premiado no Salão Santos Dumont; Salão do CEC, BH; Salão da Funarte, RJ. Participou do XI SNAPBH, MAP (1979); do I Festival Latino-Americano de Arte e Cultura, em Brasília (1987), e das seguintes coletivas: Pintura no IAB, em BH (1984); Utopias Contemporâneas, no Palácio das Artes, em BH (1992), dentre outras. Faleceu em 2008.

João Martins Neto

Nasceu em Belo Horizonte, em 1982. Formou-se em Artes Plásticas na Universidade Federal de Minas Gerais (UEMG), em 2007. Aprimorou-se na The Art. Academy, em Londres. A partir de 2007, começou a participar de exposições. Em 2009, foi um dos artistas escolhidos para participar da Bienal da Energia, promovida pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), no Palácio das Artes e na Expominas.

________________