MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF nega recurso de Ricardo Teixeira em ação contra Juca Kfouri

STF nega recurso de Ricardo Teixeira em ação contra Juca Kfouri

A 2ª turma do STF negou agravo regimental do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, na ação contra o jornalista João Carlos (Juca) Kfouri.

Da Redação

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Atualizado às 08:23

Liberdade de expressão

STF nega recurso de Ricardo Teixeira em ação contra Juca Kfouri

A 2ª turma do STF negou agravo regimental do presidente da CBF), Ricardo Teixeira, na ação contra o jornalista Juca Kfouri.

Teixeira tentava trazer ao Supremo, por meio de um AI, o recurso extraordinário no qual acusa Kfouri de abuso da liberdade de expressão e de crítica por tê-lo acusado de ser "sub-chefe da máfia do futebol nacional" em matéria da revista Caros Amigos de abril de 1997.

Para o presidente da CBF, o TJ/RJ, ao desprover seu recurso, teria transgredido os preceitos constitucionais de manifestação do pensamento e de direito de resposta, além do artigo 220 da CF/88 (clique aqui), que dispõe sobre a comunicação social.

O AI 675276 referente ao recurso de Texeira havia sido negado pelo relator, ministro Celso de Mello, sob o fundamento de que o pedido do recurso revelava-se inviável. Para o magistrado, a pretensão de Ricardo Teixeira seria "inacolhível", já que a conduta do jornalista, segundo ele, "mostra-se compatível com o modelo consagrado pela CF/88".

Celso de Mello considerou que a opinião jornalística de Kfouri "veicula conteúdo que traduz expressão concreta de uma liberdade fundamental que legitima o exercício do direito constitucional de crítica e de informação".

Descontente com a decisão monocrática, o presidente da CBF interpôs o agravo regimental alegando violação aos incisos V e X do artigo 5º da CF/88. Esses dispositivos asseguram o direito de resposta proporcional ao agravo sofrido, além de indenização (V); e a inviolabilidade da intimidade, vida privada, honra e imagem das pessoas (X).

A 2ª turma, no entanto, aderiu ao voto do relator para negar o agravo regimental por unanimidade.

__________________
____________

Leia mais

  • 4/3/10 - STF nega recurso contra decisão que isentou o jornalista Juca Kfouri de indenizar o presidente da CBF - clique aqui.

  • 12/11/09 - Ministro Celso de Mello anula condenação que obrigou jornalista Juca Kfouri a indenizar presidente da CBF - clique aqui.

  • 22/10/09 - 4ª turma do STJ - Mantida condenação do jornalista Juca Kfouri por crítica contra presidente da CBF - clique aqui.

  • 26/5/09 - TJ/DF - Ex-ministro dos esportes é condenado a pagar indenização a jornalista Juca Kfouri - clique aqui.

  • 25/4/08 - Juiz nega pedido de indenização da CBF contra jornalista Juca Kfouri - clique aqui.

  • 14/12/07 - Juca Kfouri não consegue efeito suspensivo em ação proposta por Fernando Capez - clique aqui.
  • 8/11/07 - Deputado Fernando Capez move ação contra Juca Kfouri - clique aqui.

  • __________________

    Patrocínio

    CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

    CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

    FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

    FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

    ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
    ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

    Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...