MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Lançamento da obra "Embargos de declaração - teoria e prática"

Lançamento da obra "Embargos de declaração - teoria e prática"

No próximo dia 1º/7, o autor Maurício Pessoa lança a obra "Embargos de declaração - teoria e prática". O evento será na Livraria Saraiva (rua Olimpíadas, 360, Shopping Vila Olímpia - São Paulo/SP), das 19h30 às 22h.

Da Redação

terça-feira, 29 de junho de 2010

Atualizado em 28 de junho de 2010 09:31


Lançamento

Dedicado aos embargos de declaração, obra analisa aspectos dessa complexa figura recursal

No próximo dia 1º/7, o autor Maurício Pessoa lança a obra "Embargos de declaração - teoria e prática" (Saraiva). O evento será na Livraria Saraiva (rua Olimpíadas, 360, Shopping Vila Olímpia - São Paulo/SP), das 19h30 às 22h.

Sobre a obra :

Esta obra analisa detalhadamente um dos mais utilizados e importantes recursos do sistema processual: os Embargos de Declaração.

Sua abrangência proporciona aos leitores uma visão completa do tema, pois aborda os aspectos teóricos e práticos, as questões atuais e polêmicas, inclusive mencionando as posições doutrinárias e jurisprudenciais de maior destaque sobre o assunto.

O autor principia com as considerações gerais, discorrendo sobre a natureza, finalidade e antecedentes históricos dessa espécie recursal.

Depois, trata das condições de admissibilidade, analisando a legitimidade, o interesse processual, a tempestividade, a regularidade formal, o preparo, dentre outros tópicos.

Mais adiante, cuida das hipóteses de cabimento dos Embargos de Declaração, onde recebem atenção temas como a obscuridade, contradição, omissão, erro material, prequestionamento etc.

A seguir, a temática concentra-se sobre os efeitos desse recurso.

Por derradeiro, analisa-se o procedimento dos Embargos de Declaração, desde a interposição, passando pela manifestação da parte contrária, até o julgamento.

Trata-se, portanto, de estudo amplo, que não deixa ponto relevante algum sem a devida atenção, tornando-se, por isso, leitura indispensável àqueles que atuam na prática forense e aos que buscam dominar a técnica deste recurso.


Sobre o autor
:

Maurício Pessoa é mestre e doutorando em Direito processual Civil pela PUC/SP. Membro do IBDP - Instituto Brasileiro de Direito Processual Civil. Ex-professor de laboratório de Prática de Processo Civil da FAAP. Advogado.

______________







____________


Adquira já o seu :











__________________