MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Exceções ao limite de prazo no reajuste contratual

Exceções ao limite de prazo no reajuste contratual

A possibilidade de reajustes de contratos

Da Redação

quinta-feira, 31 de março de 2005

Atualizado às 09:46

 

Exceções ao limite de prazo no reajuste contratual

 

A possibilidade de reajustes de contratos com a administração pública em prazo inferior a um ano de vigência foi admitida pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo em recente caso envolvendo o fornecimento de vales-refeições para um município paulista (TC nº 019759/026/02). A decisão ressalva a determinação da Lei nº 10.192/01 - que integra a legislação do Plano Real -, de não permitir mais de um reajuste em um prazo inferior a 12 meses. Em seu artigo nº 2, parágrafo primeiro, a lei prevê a nulidade de "qualquer estipulação de reajuste ou correção monetária de periodicidade inferior a um ano".

 

Em outra decisão administrativa recente, o Ministério da Fazenda vetou o reajuste contratual solicitado por uma concessionária de energia, sob alegação de que a empresa já havia elevado suas tarifas a menos de um ano. Segundo o sócio Fábio Barbalho Leite, do escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia, "se aplicada a ferro e fogo, a regra pode prejudicar contratações cujo objeto sofre forte impacto de preços regulados ou mesmo quando o objeto é o próprio fornecimento de insumos com preços regulados, a exemplo do abastecimento de combustíveis para a administração pública."

 

Para Barbalho Leite,  o TCE demonstrou sensibilidade à realidade da administração pública. "Tal posicionamento prestigia a equação econômico-financeira do contrato e compreende o regime jurídico dos mesmos em atenção ao momento da sua execução. O mesmo raciocínio pode ser adotado para contratos de terceirização de mão-de-obra, fornecimento de víveres etc, isto é, onde a dinâmica de preços se submeta a alterações relevantes em periodicidade muito menor do que a anual", conclui.

___________

 

Fonte: Edição nº 147 do Litteraexpress - Boletim informativo eletrônico da Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia.

 

 

 

 

 

________

 

 

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...