MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Correspondente premiado

Correspondente premiado

Da Redação

terça-feira, 27 de julho de 2010

Atualizado às 13:34


Correspondente premiado

Seção "Correspondentes"

Nesta seção os causídicos autônomos e escritórios de advocacia poderão buscar nomes para auxiliá-los, como "Correspondente", em outras comarcas, bem como aqueles que quiserem se oferecer para prestar serviço desta natureza a estes profissionais e a estas respeitadas bancas poderão se cadastrar como "Correspondentes".

Além de prestar serviços a escritórios e advogados autônomos, o migalheiro "Correspondente" ainda conta com o benefício de semanalmente ser premiado com uma grande obra jurídica para engrandecer sua biblioteca.

  • Confira logo abaixo o Correspondentes premiado desta terça-feira.

__________

"O Princípio da Dignidade da Pessoa Humana - Na perspectiva do Direito como integridade" (111p.), escrita por Maria Cristina Irigoyen Peduzzi e gentilmente oferecida pela LTr.

O ordenamento jurídico e, em especial, a Constituição, protegem a vida. Mas qual vida: a mera vida (natural) ou a vida digna ? Nessa esteira, o que é vida digna ? A quem compete dizer o que é vida digna ? Ao Poder Judiciário ou ao próprio indivíduo interessado? Uma sociedade democrática, fundada em princípios que exigem igual consideração e respeito, não impõe o reconhecimento de que esses mesmos indivíduos são livres para decidir seus próprios destinos?

As duas dimensões da dignidade humana — a primeira vinculada ao valor intrínseco da vida e a segunda ao sucesso de cada um — como vistas por Ronald Dworkin, estão relacionadas, respectivamente, ao ideal de equidade e de liberdade.

Como combinar integridade e o princípio da dignidade da pessoa humana? Quais os efeitos dessa combinação ? O limitativo, que nega a possibilidade de edição legislativa, decisão judicial, ato executivo ou de terceiro, contraria o princípio; e o positivo, que impõe a sua observância, possibilitando o reconhecimento de direito subjetivo fundado tão só no princípio constitucional.

Essa é a temática desenvolvida no estudo realizado pela autora.

__________

Ganhador :

  • Gustavo Medeiros Araújo, de Pedra Preta/MT.

_____________

O que é "Correspondente" Migalhas?

O trabalho diário da advocacia exige, não raro, a colaboração de colegas em outras comarcas. É o que a práxis denomina de "Correspondente". O "Correspondente" de um advogado é um colaborador tentacular do profissional da advocacia, que muitas vezes distribui, acompanha, relata, extrai cópias, e às vezes até participa de feitos, judiciais e extrajudiciais - assistindo a audiências.

Busque um "Correspondente" em qualquer cidade do Brasil ou se cadastre como um "Correspondente", clique aqui

_____________

Patrocínio

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

SPENASSATTO ADVOGADOS
SPENASSATTO ADVOGADOS

SPENASSATTO SOCIEDADE DE ADVOGADOS