MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB/SP entrega carteira para inscrito de número 300 mil

OAB/SP entrega carteira para inscrito de número 300 mil

Durante a solenidade de posse da Comissão de Seleção Inscrição da OAB/SP e de entrega de carteiras aos novos advogados e estagiários, ontem, 29/7, no auditório da Fecomércio, a OAB/SP fez a entrega da Carteira de Advogado ao inscrito de número 300 mil. Trata-se de Sandra Regina Moraes Carneiro dos Santos, formada bacharel em Direito no ano passado.

Da Redação

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Atualizado às 07:32

300 mil

OAB/SP entrega carteira para inscrito de número 300 mil

Durante a solenidade de posse da Comissão de Seleção Inscrição da OAB/SP e de entrega de carteiras aos novos advogados e estagiários, ontem, 29/7, no auditório da Fecomércio, a OAB/SP fez a entrega da Carteira de Advogado ao inscrito de número 300 mil. Trata-se de Sandra Regina Moraes Carneiro dos Santos, formada bacharel em Direito no ano passado.

"É um marco histórico, afinal nenhuma seccional nesse país chegou a essa marca. São 300 mil advogados que integram os quadros de inscritos da OAB/SP e isso acontece nesse momento promissor para advocacia, porque há uma ampliação de mercado para quem se prepara e estuda. Esse contingente não exaure esse mercado de trabalho que está em expansão. Pelo contrário, ajuda a expandi-lo", afirmou o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso. O evento também prestou homenagem a 15 decanos da advocacia paulista, saudados pelo presidente na pessoa do jurista e professor Paulo José da Costa Júnior.

Emocionada, a advogada Sandra Regina Moraes Carneiro dos Santos, 49 anos, fez a leitura do Termo de Compromisso e prestou juramento em conjunto com a nova advogada Thais Gurgel Marrey, filha do secretário de governo, Luiz Antonio Marrey, e do estagiário Olavo Franco Caiuby Bernardes, filho de Horácio Bernardes Neto, conselheiro e presidente da Comissão de Sociedades da OAB/SP. "O Direito era uma paixão desde a adolescência que adiei porque me casei e fiquei 20 anos cuidando da família e da casa. Mas nos últimos 6 anos fui atrás do sonho", diz Sandra, que já conseguiu sua primeira liminar em mandado de segurança e que deseja se especializar em Direito Tributário.

Segundo Marco Aurelio Vicente Vieira, empossado solenemente como presidente da Comissão de Seleção e Inscrição da OAB/SP, a entrega da carteira 300 mil representa a força da advocacia paulista, a renovação e a responsabilidade que a OAB/SP tem para com a sociedade, já que em São Paulo se concentra o maior número de advogados ativos brasileiros. No país, são 630 mil advogados ativos e em São Paulo os profissionais em atividade somam 250 mil.

O secretário de governo de São Paulo, Luiz Antonio Guimarães Marrey, que representou o governador Alberto Goldman, o marco de 300 mil inscritos é significativo, uma vez que a sociedade paulista totaliza 42 milhões de habitantes, que possuem conflitos naturais da sociedade humana e todos necessitam de advogados. "São 300 mil advogados em São Paulo, estado compatível com a dimensão do país, em tamanho e complexidade. Esses advogados passaram no Exame de Ordem, uma garantia para a população de bons serviços, sendo que a profissão de advogado é essencial para a construção do Estado de Direito", afirmou o secretário. Marrey também destacou que a filha dá continuidade a várias gerações de advogados da sua família inscritos na OAB/SP, visando o ideal de ter uma sociedade melhor e uma profissão socialmente útil.

Na avaliação de Marcos da Costa, vice-presidente da OAB/SP, que representou um dos homenageados, Domingos Geraldo Barbosa de Almeida, o registro de 300 mil inscritos vai ficar na história da advocacia de São Paulo. "Para a classe, ter 300 mil colegas preparados para atuar na Justiça de São Paulo é motivo de orgulho", afirmou. Costa também ressaltou a homenagens, justa e merecida aos decanos da advocacia, que "vem engrandecer nossa entidades especialmente se um dia chegarmos à condição desses ícones".

Na cerimônia foram empossados todos os integrantes da Comissão de Seleção e Inscrição da OAB/SP e foram homenageados os decanos da advocacia : Fernando Euler Bueno, 95 anos, Carlos Antonio de Campos Pupo, 92 anos, Ney Pedreira de Campos, 92 anos, Nilton Lorena, 83, Irene Elisa Evangelina Vandoni, 94, Renato Ferrari, 85, Jorge Roberto Aranha de Macedo Vieira, 89, Roberto Machado Moreira, 89, Luiz Antonio de Figueiredo, 91, Ruy Álvaro Pereira Leite, 87, Sarah Esther Tomchinsgky, 85, Teófilo Ribeiro de Andrade Filho, 88, Paulo José da Costa Júnior, 85, Domingos Geraldo Barbosa de Almeida, 92, e Damiano Gullo, 91.

________________







______________