MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Cardeal Arcoverde

Cardeal Arcoverde

Conheça um pouca a biografia do 1º cardeal brasileiro

Da Redação

quarta-feira, 13 de abril de 2005

Atualizado às 07:55


Primeiro cardeal


Já se passa quase um século quando o então Papa, Pio X, resolveu outorgar a um prelado brasileiro a dignidade cardinalícia. No dia 14 de dezembro de 1905, Joaquim Arcoverde Cavalcanti de Albuquerque tornou-se o primeiro Cardeal brasileiro. Veja abaixo uma pequena biografia do primeiro cardeal brasileiro.


CARDEAL ARCOVERDE

[1850/1930]


Joaquim Arcoverde Cavalcanti de Albuquerque

, nasceu em Cimbres, município de Pesqueira, Estado de Pernambuco, a 17 de Janeiro de 1850, ano que entrou em vigor o Código Comercial Brasileiro e o início da navegação a vapor nos rios amazônicos.

Após concluir seus estudos básicos no Brasil, partiu para Roma em 1906. Ali concluiu o curso de Ciências no Colégio Pio Latino Americano e o de Filosofia, na Universidade Gregoriana.

Foi ordenado sacerdote em 1874. Seguiu para Paris onde permaneceu dois anos. Em 1876 retornou ao Brasil, lecionando francês no Ginásio Pernambucano de Recife e Filosofia e filosofia no Seminário de Olinda, do qual foi também reitor num curto espaço de duração. Com 28 anos de idade, exerceu as funções de Pároco de Boa Vista e de São Frei Pedro Gonçalves em Recife e de Cimbres, sua terra natal, durante os anos de 1878 a 1879.

Em 1884, o Papa Leão XIII {Joaquim Pecci], nascido em Carpinetto [Itália], em 1810, Papa de espírito tolerante e de grande envergadura, durante sua gestão [1878 a 1901], nomeou-o prelado doméstico. Apresentado para Bispo Coadjutor do Arcebispo da Bahia, não aceitou o cargo. Em 1890, foi eleito Bispo de Goiás, em Roma, renunciando porém no dia seguinte ao de sua consagração.

Regressando ao Brasil, passou a residir em Itu, no Estado de São Paulo, saindo ao ser eleito Bispo Titular de Argos e nomeado Coadjutor com futura sucessão de D. Lino de Carvalho. Por morte deste, ocorrida em 1894, tornou-se Bispo Diocesano de São Paulo.

Em 1897, com 47 anos de idade, foi promovido a Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro.

Em 1905, aos 54 anos de idade, um ano após visitar a Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação de Irajá , o Papa Pio X [nasceu em Riese em 1835 e faleceu em 1914 e Papa desde 1903], resolveu outorgar a um prelado brasileiro a dignidade cardinalícia. Seria este o primeiro Cardeal da América Latina. A escolha caiu sobre D. Joaquim Arcoverde que foi então chamado a Roma, partindo em novembro do mesmo ano, elevado a Cardeal no dia 11 e consagrado no dia 14 de dezembro de 1905, regressando ao Rio de Janeiro em abril de 1906, sendo recebido com manifestações de regozijo.

Efetuou nova viagem a Roma, no ano de 1913 aos 63 anos de idade.

Publicou grande número de cartas pastorais, tendo também escrito "Síntese de Filosofia" e "Federação Católica".


Por ocasião de sua morte aos 80 anos de idade, ainda era o único Cardeal Latino Americano.

O Cardeal Joaquim Arcoverde, que teve uma significação importante no desenvolvimento religioso e progressivo da comunidade Irajaense com a sua visita a Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação de Irajá, faleceu no Rio de Janeiro em 18 de abril de 1930.

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...