MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STF inova ao oferecer serviço de carga programada e usuários aprovam

STF inova ao oferecer serviço de carga programada e usuários aprovam

Desde o último dia 10/8, advogados com processos que tramitam em meio físico (em papel) no STF contam com um novo serviço intitulado "Carga programada", oferecido pela Central do Cidadão e Atendimento. O serviço permite agendar o acesso aos autos, o que agiliza o dia a dia do advogado.

Da Redação

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Atualizado às 08:26


Praticidade

STF inova ao oferecer serviço de "carga programada" e usuários aprovam

Desde o último dia 10/8, advogados com processos que tramitam em meio físico no STF contam com um novo serviço intitulado "Carga programada", oferecido pela Central do Cidadão e Atendimento.

O serviço permite agendar o acesso aos autos, o que agiliza o dia a dia do advogado. O agendamento é feito pelo portal do STF na internet, no ícone "processos", seguido do link "carga programada" (clique aqui). No formulário eletrônico, o advogado deve informar sua necessidade : se precisa retirar o processo da sede do STF; se necessita apenas de cópias reprográficas ou se quer fazer uma consulta rápida, no próprio balcão.

Para ter acesso ao processo no dia útil seguinte (das 11h às 19h), é preciso que o advogado envie o formulário eletrônico da "carga programada" até as 14h. Se o pedido for feito após as 14h, o processo estará disponível para consulta somente no segundo dia subsequente. A "carga programada" não alcança os processos que tramitam no STF em meio eletrônico, aqueles cujos autos não se encontram no Supremo e os que já foram arquivados. Nesses casos, o sistema apresentará a mensagem "Processo indisponível para Carga Programada".

Usuários satisfeitos

No primeiro mês após o lançamento do serviço, cerca de 120 advogados utilizaram a "carga programada" para consultar processos. Para esses usuários, o agendamento de vista aos autos é um avanço que facilita bastante o trabalho.

O advogado Andreive Ribeiro de Sousa, por exemplo, precisava vir ao STF cerca de três vezes por semana, quando fazia uso da carga convencional. Agora, com o novo sistema, a tarefa ficou mais simples e ele pode se programar melhor. "Quando vinha ao Tribunal solicitar algum processo, não tinha certeza de que conseguiria ter acesso", conta.

Hoje o advogado só comparece depois de fazer o agendamento : "quando não é possível fazer carga, recebo e-mail na véspera, o que evita uma viagem perdida". Andreive lista ainda outra vantagem : "se no dia marcado eu não puder comparecer, peço a um estagiário cadastrado que faça as cópias ou a própria carga".

______________