MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Contratos de Crédito Bancário e de Crédito Rural"

Resultado do sorteio da obra "Contratos de Crédito Bancário e de Crédito Rural"

Veja quem são os ganhadores do livro "Contratos de Crédito Bancário e de Crédito Rural" (Método - 158p.), de Ezequiel Morais e Diogo Bernardino.

Da Redação

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Atualizado em 13 de outubro de 2010 09:09


Sorteio de obra

No livro "Contratos de Crédito Bancário e de Crédito Rural" (Método - 158p.), os autores Ezequiel Morais e Diogo Bernardino propuseram enfrentar um difícil tema do Direito nacional : questões polêmicas atinentes aos contratos de crédito bancário e de crédito rural.

"Esta obra é o resultado da somatória de duas paixões: a militância na advocacia e a aprofundada e séria pesquisa acadêmica.

Nela, o leitor encontrará teses provenientes da razoável experiência dos autores no patrocínio de defesas (judiciais e extrajudiciais) que envolvem contratos de crédito bancário e crédito rural, em todo o País, sem romper com o compromisso e com o embasamento teórico buscado nos diversos mananciais do Direito, nacionais e estrangeiros.

Por isso, talvez este tenha sido o maior desafio: encontrar a nota certa entre a parcialidade típica e inerente à militância forense e a austeridade da isenção científica exigida pela Academia.

Propusemos no livro não repetir apenas os manuais, mas refletir e cuidar de temas polêmicos que ultrapassam a letra fria das normas especiais, civis, processuais, consumeristas e constitucionais.

Para tanto, adotamos como fonte os enunciados das Jornadas de Direito Civil da Justiça Federal, a atual jurisprudência do STJ, do STF e de outros tribunais, o Direito estrangeiro, os princípios gerais e as inúmeras conclusões e lições adquiridas no profícuo Grupo de Estudos da Professora Giselda Hironaka, da Universidade de São Paulo (USP), do qual extraímos valiosas experiências repassadas por grandes professores e estudiosos do Direito Civil, que hoje nos são muito úteis.

Dissemos algumas vezes em palestras e conferências que, na simbiose entre Direito e Economia, o maior problema a ser resolvido refere-se aos critérios; enquanto o Direito vale-se da equidade, a Economia prioriza a eficiência. E não podemos nos esquecer de que o Código Civil de 2002 destinou às relações privadas preceitos de ordem pública, a par de implementar-lhes uma visão civil-constitucional lastreada na dignidade da pessoa humana, na boa-fé objetiva e na função social do contrato.

Certo é que os assuntos trazidos à baila nesta obra são polêmicos. Bem por isso, estão entregues à sorte ou reveses da evolução legislativa, doutrinária e jurisprudencial.

Assim, longe de esgotar as questões debatidas, nosso sincero propósito é o de contribuir em alguma medida para a compreensão de temas controvertidos, dos quais a doutrina raramente se ocupa de forma específica.

Nesse desiderato, procuramos abordar os referidos temas com a profundidade que contemple ou satisfaça às complexas necessidades dos operadores do Direito, aí incluídos advogados, procuradores, juízes e membros do Ministério Público, e, ao mesmo tempo, por meio de uma linguagem acessível, atender aos anseios e objetivos do estudante (neófito ou não).

Sabemos, portanto, que a pretensão descortinada não é modesta. Todavia, nossa motivação assume a mesma amplitude. Enfim, esperamos que a obra seja útil ao leitor, eis que resulta de árduo, austero e reflexivo trabalho, pautado nas mais modernas tendências e diretrizes contratuais. Pretendemos, pois, lograr êxito nesta missão." Os autores

Sobre os autores :

Ezequiel Morais é professor de Direito Civil em diversos cursos de pós-graduação lato sensu, Coordenador do IESPE (Instituto de Especialização). Professor da FADISP/ALFA (Faculdade Autônoma de Direito de 5Q Paulo/Faculdades Alves Faria). Membro da Academia Brasileira de Direito Processual Civil (ABDPC-RS) e da Associação de Mestres e Especialistas em Direito Agrário. Pós-graduado em Direito Civil, Processo Civil e Direito Agrário pela UFG. Advogado. Ex-conselheiro da OAB/GO. Professor da Escola Superior de Advocacia (ESA).

Diogo Bernardino é professor de Direito Empresarial em diversos cursos de pós-graduação. Coordenador da FADISP (Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo) e da Faculdade de Direito Alves Faria (ALFA). Pós-graduado em Direito Agrário e em Gestão do Agro- negócio pela UFG. Mestrando em Direito pela FADISP. Advogado. Professor convidado da Escola Superior de Advocacia (ESA), consultor jurídico em Agronegócios.

_______________

 Ganhadores :

Saulo Andrade, da Sanepar, de Londrina/PR

Marcelo de Souza Dias, advogado da Companhia de Bebidas Ipiranga, de Ribeirão Preto/SP

_________________

Adquira já o seu :












________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA