MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Estatuto do Desarmamento - Lei 10.826/2003

Estatuto do Desarmamento - Lei 10.826/2003

Serão cinco exemplares sorteados

Da Redação

segunda-feira, 2 de maio de 2005

Atualizado em 27 de abril de 2005 17:02

 

Sorteio de Obra

 

Migalhas tem o prazer de anunciar o sorteio de cinco exemplares do livro "Estatuto do Desarmamento- Lei 10.826/2003" (223p.), escrito pelo mestre Alexis Augusto Couto de Brito, gentilmente oferecidos pela RCS Editora.

 

Se há um assunto de natureza jurídica que estava a merecer uma análise superior - superior do ponto de vista doutrinário, legal, interpretativo e prático - é ele o ligado ao tema armas, recentemente disciplinado no país pelo diploma que acabou conhecido como Estatuto do Desarmamento (Lei n. 10.826, de 22.12.2003).

 

Daí o mérito do trabalho de Alexis Augusto Couto de Brito, hoje mestre em Direito Penal - tive a honra de tê-lo, aluno brilhante, como meu orientando no Curso de Pós Graduação em Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, que, ao título de Estatuto do Desarmamento, se dispôs não apenas a desvendar os polêmicos lances da Lei n.10.826, mas a realizar estudo meticuloso sobre o que, no sentido mais amplo da expressão, têm representado as armas para o Direito Penal brasileiro.

 

Estudo que não descurou do levantamento histórico da matéria. Que, demais, passando pela estrutura substantiva e adjetiva do assunto (legislação penal, legislação contravencional e legislação processual - penal), também se voltou para os aspectos administrativos do tema.

 

Tudo, diga-se, afora vazado em português de primeira linha, com robusto suporte na melhor doutrina nacional e estrangeira. Até chegar ao sério e convincente exame dos dispositivos integradores do estatuto do Desarmamento, propriamente.

 

Na verdade, em termos de método e acuidade, o ordenamento da obra fala por si. É que, começando pelos Fundamentos Doutrinários sugeridos pelo assunto, onde embutida sua análise histórica, desdobrou-se, na seqüência, - ao todo seis capítulos, precedidos de uma útil Introdução- , no trato do que rotulou de Aspectos Legais, Crimes, Questões Processuais, Outras Questões e Regulamentação. Com fecho, igualmente lúcido e interessante, que o autor entendeu de denominar Conclusões.

 

Sinteticamente, esse o retrato da obra que a fidalguia do Alexis me ensejou prefaciar. E que a Editora RCS, em boa hora, se propôs a publicar e divulgar.

 

O trabalho, inspirado em estudo que só faz por confirmar as qualidades de pesquisador diligente e atento de seu autor, está destinado - quanto a isso não tenho a menor dúvida - , a figurar nas bibliotecas, jurídicas ou não, como contribuição de escol ao conhecimento, domínio mesmo, do tema armas entre nós.

 

Parabéns Alexis. Melhor: parabéns aos afortunados leitores de seu livro.

 

Dirceu de Mello

Professor de Direito Penal na PUC de SP

Ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado

 

__________

Ganhadores:

  • Antonio Carlos de Abreu, de Cuiabá/MT
  • Deise Barbosa, do Grupo IBOPE, São Bernardo do Campo/SP
  • Márcio Fontoura, da Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul
  • Patrícia Oliveira Parra Dias, do escritório Lilla, Huck, Otranto, Camargo e Messina Advogados
  • Rodrigo Murad do Prado, de Belo Horizonte/MG

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...