MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Cor e forma - Essência exposta na galeria do TJ/RS

Cor e forma - Essência exposta na galeria do TJ/RS

Da Redação

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Atualizado às 11:38


Cor e forma

Essência exposta na galeria do TJ/RS

Em sua primeira exposição no Brasil, Patricia Fairon traz cores vibrantes à galeria do TJ/RS. Seus quadros, pintados a óleo sobre tela, mostram os temas mais frequentes de sua obra : natureza e arquitetura.

Nascida em Santa Cruz do Sul, Patricia mudou-se para a capital argentina há 30 anos. Conta que sempre teve interesse pelas artes plásticas, mas só decidiu escolher esse caminho profissionalmente há 15 anos atrás, quando entrou na Faculdade de Belas Artes de Buenos Aires. Atualmente, dedica-se integralmente à arte, ministrando aulas de pintura em seu próprio ateliê.

Surrealismo e expressionismo são suas principais influências. Óleo sobre tela e técnica mista sobre papel, suas principais ferramentas. E as grandes inspirações : a natureza, em especial as árvores, pelo bem-estar que passam ; e as casas antigas, dando enfoque aos telhados, pelo gosto à geometria. A cor e a forma são essenciais em todo o seu trabalho.

A artista plástica comenta que não faz exposições seguidamente, pois a arte não deve ser uma produção em massa. Tudo é pensando : o que expor e a disposição dos quadros na sala. Procuro montar uma história, como se fosse um livro. E, complementa, "o artista plástico, assim como um ator de teatro, conta o que ele quer. Mas, em vez de eu mesma falar para o público, o quadro fala por mim".

A mostra está aberta a visitações até o dia 22/10, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. A Galeria de Arte está localizada no saguão do prédio do TJ/RS (av. Borges de Medeiros nº 1.565, em Porto Alegre).

______________
_________

Fonte : TJ/RS

Foto : João Henrique Willrich

_________
______________