MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Sistema penitenciário é tema de seminário em São Paulo

Sistema penitenciário é tema de seminário em São Paulo

Representantes de movimentos sociais, pesquisadores, ex-presos, familiares de presos e representantes do judiciário discutirão, entre os dias 7, 8 e 9/12, os principais impasses e dilemas do sistema penitenciário brasileiro. Intitulado "Encarceramento em massa : símbolo do Estado Penal", o encontro vai discutir temas como a política de apartheid do estado penal brasileiro, a criminalização das populações marginalizadas, as políticas de encarceramento em massa e as conseqüências sociais da institucionalização.

Da Redação

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Atualizado em 12 de novembro de 2010 15:15

 

Seminário

Sistema penitenciário é tema de seminário em São Paulo

Representantes de movimentos sociais, pesquisadores, ex-presos, familiares de presos e representantes do judiciário discutirão, entre os dias 7, 8 e 9/12, os principais impasses e dilemas do sistema penitenciário brasileiro. Intitulado "Encarceramento em massa : símbolo do Estado Penal", o encontro vai discutir temas como a política de apartheid do estado penal brasileiro,  a  criminalização das populações marginalizadas, as políticas de encarceramento em massa e as conseqüências sociais da institucionalização.

"Queremos discutir as práticas e ideologias Estatais que transformam as prisões brasileiras, especialmente as paulistas, em verdadeiros centros de terror. É hora de discutirmos também como o direito penal tem se convertido em estratégia de legitimação dessa lógica fascista de encarceramento dos pobres e negros", dizem os representantes do Tribunal Popular : O Estado Brasileiro no Banco dos Réus, uma das entidades organizadoras do seminário.

Segundo dados do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), entre 1995 e 2005 o Brasil registrou um crescimento de 143,91% na sua população carcerária e já pode ser considerado como uma das principais 'democracias penais' do mundo. O termo, utilizado por pesquisadores e militantes sociais, chama a atenção para as contradições ilegitimidade de um regime que se quer democrático, mas segue com uma política sistemática de encarceramento em massa de indivíduos pertencentes a grupos historicamente marginalizados.

O seminário acontecerá na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Os interessados em participar do evento podem fazer a inscrição por formulário eletrônico no site (clique aqui) ou pelo email (clique aqui).

_________________