MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. SP - EPM abre ciclo de palestras sobre Reforma do Código Eleitoral

SP - EPM abre ciclo de palestras sobre Reforma do Código Eleitoral

O presidente do TJ/SP, desembargador Antonio Carlos Viana Santos, participou ontem, 16/11, na Escola Paulista da Magistratura (Rua da Consolação, 1483 - 2º andar - São Paulo/SP), da abertura do ciclo de palestras Reforma do Código Eleitoral, promovido em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral Paulista.

Da Redação

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Atualizado às 11:55


Encontro

SP - EPM abre ciclo de palestras sobre Reforma do Código Eleitoral

O presidente do TJ/SP, desembargador Antonio Carlos Viana Santos, participou ontem, 16/11, na Escola Paulista da Magistratura (Rua da Consolação, 1483 - 2º andar - São Paulo/SP), da abertura do ciclo de palestras Reforma do Código Eleitoral, promovido em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral Paulista.

A abertura dos trabalhos, transmitidos também por videoconferência, ficou sob a responsabilidade do presidente do TRE/SP, desembargador Walter de Almeida Guilherme. O diretor da Escola Paulista da Magistratura foi representado pelo vice-diretor desembargador Armando Sérgio Prado de Toledo.

A palestra que deu início ao ciclo foi proferida pelo ministro do STF José Antonio Dias Toffoli. Ele disse que um dos pontos fortes da comissão constituída para a Reforma do Código Eleitoral (clique aqui) é dar uniformidade às ações de impugnações de mandatos eletivos.

"Em boa hora vem a comissão do Senado para essas discussões. A priori, o resultado das urnas deve ser valorizado e respeitado e a decisão de afastar quem foi investido pelo voto popular tem que ser muito bem pensada." Para o ministro, há no eleitoral "um mesmo fato sendo atacado por dois recursos diferentes e o mais curioso é que em instâncias diferentes e com desfechos também diferentes". Toffoli disse que a Justiça Eleitoral existe para organizar as eleições e manter a lisura operacional.

O ministro pontuou dois enfoques sobre os quais crê deva existir debates.

1º) Sobre quem são os candidatos e como eles são escolhidos. "A sociedade não participa das decisões internas. Penso que os próprios partidos têm que ser provocados". O ministro citou o exemplo das prévias embora tenha ressaltado que "não queira copiar o modelo norte-americano porque as culturas e os exercícios são distintos".

2º) Financiamento de campanha. "Algo mais importante que a inelegibilidade prevista na Lei Complementar 135.

"Hoje, há pessoas sendo afastadas porque ficam na dependência de disputas extremamente caras e têm que sair como pedintes. É constrangedor o pedido de recurso para a campanha. Sempre fica a ideia que algum benefício futuro vem para quem contribuir. Não sou a favor do financiamento público exclusivo. Todos os cidadãos - exceto os magistrados - têm o direito de se filiar e contribuir. É um exercício de liberdade de expressão. Sou favorável ao financiamento misto. Trago à discussão a legitimidade da doação da pessoa jurídica. A lei permite no sistema eleitoral, mas não se justifica sob a ótica empresarial".

O presidente do TJ/SP, desembargador Viana Santos, aproveitou a oportunidade para, mais uma vez, parabenizar os magistrados e servidores que atuaram nas eleições deste ano, O presidente falou, também, da EPM, desde 'o seu ideólogo' Weiss de Andrade e das possibilidades de cursos a serem ministrados aos servidores. "Há, nesse momento, outros cursos em andamento dirigidos aos servidores : o que acontece aqui na capital, no Fórum João Mendes e as reuniões regionais realizadas pelo Núcleo de Gestão".

Com o tema Direito Processual Eleitoral, ontem, 16/11, o ciclo teve sequência com palestras do juiz do TRE Paulo Henrique dos Santos Lucon, do secretário-geral do TRE Manoel Carlos de Almeida Neto e do integrante da Comissão de Reforma do Código Eleitoral Brasileiro Carlos Eduardo Caputo Bastos.

Os alunos que apresentarem, no mínimo, 75% de presença recebem o certificado de conclusão.

Próximas :

  • Data : 17/11
  • Hora : das 9 às 12h

A Intersecção dos Três Poderes no Direito Eleitoral

Presidente da mesa : desembargador Armando Sérgio Prado de Toledo

Palestrantes : Alexandre de Moraes, Silvio Salata e Cláudio Salvador Lembo

  • Data : 18/11
  • Hora : das 9 às 12h

Direito Penal e Processual Penal

Presidente da mesa: desembargador. Alceu Penteado Navarro

Palestrantes: Antonio Carlos da Ponte, Pedro Barbosa Pereira Neto e Antonio Carlos Mathias Coltro

  • Data : 19/11
  • Hora : das 9 às 13h

Direito Material Eleitoral

Presidente da mesa e palestrante : ministro Carlos Mário da Silva Velloso

Palestrantes : ministro Henrique Neves da Silva, Flávio Luiz Yarshell e Torquato Lorena Jardim

  • Data : 22/11
  • Hora : das 9 às 12h

Administração e Organização das Eleições

Presidente da mesa : desembargador Walter de Almeida Guilherme

Palestrantes : Fernando Neves da Silva, André Ramos Tavares e ministro Enrique Ricardo Lewandowski

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...