MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB/SP apresenta quadros restaurados de personalidades jurídicas

OAB/SP apresenta quadros restaurados de personalidades jurídicas

Em cerimônia realizada na Casa da Memória da OAB/SP (Rua Anchieta, 35 - Centro), na semana passada, foram entregues nove quadros de valor histórico, restaurados por iniciativa da Comissão de Resgate da Memória da OAB/SP, com apoio e recursos da empresa Simpress, por meio da Lei Rouanet de incentivo à cultura. Os quadros ficarão expostos na Casa da Memória.

Da Redação

sábado, 20 de novembro de 2010

Atualizado em 19 de novembro de 2010 15:29


Resgate cultural

OAB/SP apresenta quadros restaurados de personalidades jurídicas

Em cerimônia realizada na Casa da Memória da OAB/SP (rua Anchieta, 35 - centro), na semana passada, foram entregues nove quadros de valor histórico, restaurados por iniciativa da Comissão de Resgate da Memória da OAB/SP, com apoio e recursos da empresa Simpress, por meio da Lei Rouanet de incentivo à cultura (clique aqui). Os quadros ficarão expostos na Casa da Memória.

Os nove quadros retratam personalidades jurídicas e ex-presidentes da Ordem : Rui Barbosa, Clóvis Bevilacqua, João Mendes de Almeida, Plínio Barreto, José Manuel de Azevedo Marques, Jorge da Veiga, João Braz de Oliveira Arruda, Benedicto Galvão e Francisco Antônio de Almeida Morato. São pinturas a óleo, com 81 cm por 92 cm, dispostas em molduras feitas no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, de autoria de Alípio Dutra e Arnaldo Barbosa, entre outros artistas.

O presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, afirmou estar feliz pelo sucesso do resultado obtido na restauração dos quadros de grande valor histórico e artístico. "É mais uma conquista da Casa da Memória da OAB/SP, que torna perene a história da OAB/SP e daquelas personalidades que ajudaram a consolidar a advocacia, servindo de inspiração a novas gerações", afirmou D'Urso, comprometendo-se, ainda, a publicar um livro documentando todo o processo de restauração, "com o intuito de reforçar o registro histórico que estas obras merecem."

O conselheiro Fabio Trombetti, diretor da Casa da Memória, ponderou que a noite era para agradecimentos, a começar pelo presidente seccional , que foi o grande incentivador do projeto. "Os quadros falam por si só. É uma alegria devolvê-los recuperados, principalmente pela qualidade da restauração realizada, de cunho internacional", destacou.

Para o presidente em exercício da Comissão de Resgate da Memória da OAB/SP, José de Ávila Cruz, ver o resultado final de mais de três anos de trabalho traz satisfação. "É um caso de preservação da história do país e da advocacia", avaliou, apontando ser um exemplo de respeito aos recursos da OAB/SP, que por meio da lei Rouanet conseguiu o feito de restauração dos quadros sem a utilização de dinheiro da Ordem.

Além das imagens de pessoas importantes para a história da OAB/SP e do país, os quadros são um registro da arte paulista do século 20. Não apenas as telas representam isto, como também as molduras executadas com trabalho refinado e técnicas manuais hoje em dia pouco empregadas. Ao longo do trabalho de restauração, todas as características que tornam estes quadros únicos foram catalogadas pelo ateliê responsável .

Entre outras autoridades, também participaram do evento, o presidente da Caasp, Fábio Romeu Canton Filho, o conselheiro, Antonio Ruiz Filho, presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB/SP, o conselheiro Rui Augusto Martins, José Eufébio de Abreu Dias, gerente de contas da Simpress e os restauradores Domingo Issac Tellechea e Maria Josefa Arenas.

O caminho para a restauração

Em meados de 2002, os quadros foram encontrados em uma das dependências da sede da OAB/SP, no centro de São Paulo, em local inapropriado para sua conservação. Foram levados para a sede do Jornal do Advogado, até chamar a atenção de Fábio Trombetti. A partir de 2004, foram iniciadas as pesquisas para verificar como os quadros poderiam ser restaurados e em 2007 o processo para a obtenção de recursos por meio da Lei Rouanet.

Relatando a dificuldade ao longo deste processo, Trombetti conta que "na primeira vez que fizemos o requerimento ele foi indeferido, tivemos de recorrer. O Ministério da Cultura não achava que a Ordem estava enquadrada nos termos previstos na lei, que é trabalho no nível cultural", fato que foi superado no recurso, em que o Departamento de Cultura e Eventos foi de suma importância para demonstrar que a OAB/SP tem sim expressão no cenário cultural paulista, especialmente no aperfeiçoamento cultural da advocacia, como prevê o estatuto da Ordem.

O processo foi deferido em outubro de 2009, o que forçou a Casa da Memória da OAB/SP e a Comissão de Resgate da Memória da OAB/SP a correrem contra o tempo, pois era necessário conseguir em menos de três meses a abertura de uma conta específica e fechar a parceria com alguma empresa da iniciativa privada, que teria de depositar o valor até 31/12, caso contrário novo processo teria de ser elaborado.

____________

____________

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA