MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. José Mauro Catta Preta Leal toma posse no cargo de desembargador do TJ/MG

José Mauro Catta Preta Leal toma posse no cargo de desembargador do TJ/MG

O advogado José Mauro Catta Preta Leal tomou posse na última sexta-feira, 18/11, no cargo de desembargador do TJ/MG, em solenidade realizada no auditório da Unidade Raja Gabaglia, em Belo Horizonte.

Da Redação

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Atualizado às 09:25


Solenidade

José Mauro Catta Preta Leal, novo desembargador, toma posse no TJ/MG

O advogado José Mauro Catta Preta Leal tomou posse na última sexta-feira, 18/11, no cargo de desembargador do TJ/MG, em solenidade realizada no auditório da Unidade Raja Gabaglia, em Belo Horizonte.

Catta Preta irá compor a 6ª câmara Criminal. Ele ocupa uma das vagas reservadas à advocacia. A legislação prevê que, dos magistrados que integram os tribunais, um quinto seja proveniente da OAB e do MP.

Durante a solenidade de posse, o novo desembargador assinou o termo de posse e exercício e foi condecorado com o Colar do Mérito Judiciário. A condecoração foi feita pelo presidente do TJ/MG, desembargador Cláudio Costa, com o auxílio da mulher do novo desembargador, Wleides Dalila Poudel Leal, e de seus filhos.

Cláudio Costa afirmou que a experiência adquirida por José Mauro Catta Preta Leal ao longo dos anos contribuirá para o fortalecimento do Judiciário. "Sua larga atuação na advocacia contenciosa e consultiva lhe confere a experiência e a segurança para o pleno desempenho da nova função. Com esse largo cabedal intelectual e moral, tenho a absoluta convicção de que o eminente advogado, com sua peculiar destreza e competência, auxiliará o TJ/MG a se desincumbir na resolução rápida e efetiva dos conflitos, buscando a pacificação social", disse.

Currículo

José Mauro Catta Preta Leal é advogado do Estado de Minas Gerais e professor de direito comercial da Faculdade de Direito Milton Campos. Atua na advocacia contenciosa e consultiva na área de contratos, sociedades, propriedade industrial, falências e comércio exterior. Ele também é ex-diretor da Escola Superior de Advocacia (EOAB) e foi membro do Conselho Consultivo da Escola Nacional de Advocacia. Foi vice-presidente da Ordem dos Advogados de Minas Gerais (OAB/MG) de 1998 a 2003. Lecionou direito comercial na Faculdade de Direito da UFMG e no curso de comércio exterior da UNA. Em 1998, foi agraciado com a Medalha da Inconfidência.

Mesa de Honra

Compuseram a mesa de honra na solenidade de posse, além do presidente do TJ/MG, desembargador Cláudio Costa, o ouvidor-Geral do Estado e desembargador aposentado Lúcio Urbano Silva Martins, representando o governador do Estado, Antonio Augusto Anastasia ; o juiz Fernando Armando Ribeiro, representando o presidente do TJM/MG, juiz Jadir Silva ; o procurador de Justiça Geraldo Flávio Vasques, representando a procuradora-geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Maria Odete Souto Pereira ; o presidente da OAB/MG, Luiz Cláudio da Silva Chaves ; o advogado-geral do Estado de Minas Gerais, Marco Antônio Rebelo Romanelli, e o defensor público Eduardo Cyrino Generoso, representando a defensora pública-geral do Estado de Minas Gerais, Andréa Abritta Garzon Tonet.

_____________