MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Presidente do TJ/SP inaugura 2ª vara em Rancharia

Presidente do TJ/SP inaugura 2ª vara em Rancharia

A comarca de Rancharia, distante 520 km de São Paulo, em clima de festa, recebeu, em 19/11, a 2ª vara e a presença do presidente do TJ/SP, desembargador Antonio Viana Santos. A solenidade, muitíssimo concorrida, lotou o salão do júri do fórum.

Da Redação

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Atualizado às 11:43


Solenidade

Presidente do TJ/SP inaugura 2ª vara em Rancharia

A comarca de Rancharia, distante 520 km de São Paulo, em clima de festa, recebeu, em 19/11, a 2ª vara e a presença do presidente do TJ/SP, desembargador Antonio Viana Santos. A solenidade, muitíssimo concorrida, lotou o salão do júri do fórum.

O primeiro a fazer uso da palavra foi o juiz da 2ª vara, Rafael Vieira Patara, que agradeceu especialmente a duas pessoas : o juiz de Presidente Prudente Antonio Roberto Sylla, pelo apoio recebido desde que está em Rancharia, e o presidente Viana Santos. "O senhor não imagina como é importante para Rancharia e região a sua presença nesta cerimônia", disse o magistrado.

Pela Ordem dos Advogados do Brasil falou o presidente da subsecção de Rancharia, Antonio Aparecido Pascotto que, além de parabenizar os magistrados e o integrante do MP que "fincaram residência na comarca", contou a trajetória de luta pela instalação da vara (desde 1998) e aproveitou-se da oportunidade festiva para pedir ao presidente do TJ/SP o envio de mais funcionários para o Judiciário de Rancharia. "O senhor doutor Viana, por ter vindo e visto, será, com certeza, o grande advogado de Rancharia e dos rancharienses". O advogado também enalteceu o Judiciário e o Ministério Público. "Rancharia, hoje, conta com dois juízes e um promotor residindo nesta cidade, marco histórico a ser registrado, pela Justiça e pela cidadania".

O promotor de Justiça Rodrigo Nunes Laureano, que foi incumbido pelo procurador-geral de Justiça de representá-lo na cerimônia, e que representava também o presidente da Associação Paulista do Ministério Público, destacou que a data "era um importante passo para o Ministério Público atingir os seus objetivos constitucionais".

Em nome da municipalidade, o prefeito de Rancharia Alberto César Centeio de Araújo falou da importância de o município não perder espaço político, elogiou a atuação do Judiciário e ofereceu ao juiz Vieira Patara uma réplica da placa de inauguração da 2ª vara.

O presidente Viana Santos, emocionado, agradeceu a presença dos magistrados da comarca e da região e mencionou especialmente o desembargador Luiz Antonio Rodrigues da Silva, colega de longa data.

Viana Santos sempre diz – e o disse novamente – que costuma olhar o relógio sempre para o horário de chegada e não de partida. "Mas estou hoje sob a chibata do horário", disse explicando aos presentes que a sua permanência em Rancharia seria menos longa que gostaria. Viana Santos usou o seu tempo para falar da emoção de estar na cidade, das dificuldades para o cumprimento de sua meta número um e dos parcos recursos do Judiciário paulista. Respondeu, também, a solicitação por mais funcionários explicando que permanece na assembleia projeto para a criação de cargos de servidores.

"Sem o auxílio dos deputados e a pressão dos senhores permanecerá engavetado. Já chegaram a tirá-lo de pauta porque o Executivo sabe que o Judiciário não tem verba e que, com os cargos criados, haveria necessidade de suplementação. Não culpem o Judiciário. Culpar o Judiciário é falta de esclarecimento. A culpa não é do Poder Judiciário e sim dos outros dois poderes. Projetos são encaminhados, mas alongam-se no Legislativo".

Além dos já mencionados, também estiveram presentes à cerimônia o secretário-adjunto de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, Gustavo Gonçalves Ungaro, representado o governador ; o presidente da Câmara de Rancharia, José Carlos Apparício; o deputado estadual Mauro Bragato ; o desembargador Luiz Antonio Rodrigues da Silva ; o juiz assessor da presidência do TJ/SP, Sérgio Rui da Fonseca ; o juiz diretor do Fórum da comarca de Presidente Prudente, Antonio Roberto Sylla ; o juiz responsável pela comarca de Regente Feijó, Deyvison Hebert dos Reis ; a juíza responsável pelo foro Distrital de Iepê, Luciana Menezes Scorza de Paula Barbosa ; o juiz titular da 1ª vara da comarca de Rancharia, Rafael Pinheiro Guarisco ; o procurador-chefe da Procuradoria Regional Federal da 3ª região – Presidente Prudente, Gustavo Aurélio Faustino ; o procurador-chefe do Estado da Procuradoria Regional de Presidente Prudente, Sérgio Barhun ; o conselheiro da OAB/SP, Sidnei Alzídio Pinto, representando o presidente ; o comandante do 18º BPMI, tenente coronel Geraldo Fernandes Nespoli Berardinelli ; o comandante do CPI-8, coronel PM Homero de Almeida Sobrinho ; o PM Luis Leme Ferreira, representando o comandante do Corpo de Bombeiros do Município de Rancharia ; o comandante da Guarda Municipal de Rancharia, José Roberto Sena ; o presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Evilásio Batista de Oliveira, os vereadores Glaucia Maria Centeio de Araújo, Natalino da Silva, Osvaldo Flausino Junior, Pedro de Lima Pinto e Waldir Pereira, entre outras autoridades civis e militares.

Depois do descerramento da placa, os convidados apreciaram apresentações musicais das crianças do Lar Francisco Franco, entidade que em outubro último completou 50 anos promovendo ações sociais com atendimento a crianças de ambos os sexos (clique aqui).

_________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista