MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB/RJ - Operação no Alemão mostrou que ´bunkers´ nas favelas não são invioláveis

OAB/RJ - Operação no Alemão mostrou que ´bunkers´ nas favelas não são invioláveis

O presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, elogiou hoje, 29/11, a retomada, pelas forças de segurança, do Complexo do Alemão e afirmou que a Operação mostrou, sobretudo, que quando o Estado quer, vence a criminalidade. Para Damous, o Rio de Janeiro vivia sob um forte mito, sob o censo comum de que existiam nas favelas verdadeiros ´bunkers´ inexpugnáveis e incapazes de serem tomados. "Tudo foi tomado em pouco tempo, sem grande derramamento de sangue, o que demonstra o profissionalismo da Operação", enalteceu.

Da Redação

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Atualizado às 11:11

Rio de Janeiro

OAB/RJ - Operação no Alemão mostrou que 'bunkers' nas favelas não são invioláveis

O presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, elogiou hoje, 29/11, a retomada, pelas forças de segurança, do Complexo do Alemão e afirmou que a Operação mostrou, sobretudo, que quando o Estado quer, vence a criminalidade. Para Damous, o Rio de Janeiro vivia sob um forte mito, sob o censo comum de que existiam nas favelas verdadeiros 'bunkers' inexpugnáveis e incapazes de serem tomados. "Tudo foi tomado em pouco tempo, sem grande derramamento de sangue, o que demonstra o profissionalismo da Operação", enalteceu.

Na avaliação de Damous, agora é necessário serenidade para entender que os problemas da cidade não se resolvem apenas mediante intervenção policial, mas a partir de políticas públicas consistentes. Um dos problemas citados pelo presidente da OAB/RJ é o da corrupção policial. "Vimos bandos famélicos fugindo da polícia e portando armas de guerra. Mas a pergunta que deve ser feita é : como essas armas chegaram àquelas comunidades?", questionou.

Para ele, o governo precisa tomar medidas urgentes como a reestruturação da polícia, investimento em equipamentos e em dados de inteligência, melhoria dos salários e da situação de trabalho dos policiais. "O governo terá ainda uma longa caminhada. Esse foi um passo importante, mas não o definitivo. Não foi o último passo", acrescentou.

Ainda segundo Damous, a Operação no Alemão foi eficaz exatamente em razão da ação integrada do Estado. "A combinação de forças policiais - militar, civil, federal e dos bombeiros - com as Forças Armadas, o Poder Judiciário, o governo do Estado e a Prefeitura, mostrou um avanço imenso em termos de combate à criminalidade urbana".

_________

_________