domingo, 11 de abril de 2021

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos é eleito presidente do TJ/RJ

O futuro presidente do TJ/RJ será o desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos. Ele foi eleito pelo tribunal pleno ontem, 29/11, com 148 votos. Houve 13 votos brancos e nulos. Candidato único ao cargo e atual diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio (Emerj), o desembargador Manoel Alberto será o sucessor do atual presidente, desembargador Luiz Zveiter, na administração do Judiciário estadual no biênio 2011/2012. A posse será em fevereiro de 2011.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

 

Novo presidente

Desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos é eleito presidente do TJ/RJ

O futuro presidente do TJ/RJ será o desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos. Ele foi eleito pelo tribunal pleno ontem, 29/11, com 148 votos. Houve 13 votos brancos e nulos.

Candidato único ao cargo e atual diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio (Emerj), o desembargador Manoel Alberto será o sucessor do atual presidente, desembargador Luiz Zveiter, na administração do Judiciário estadual no biênio 2011/2012. A posse será em fevereiro de 2011.

Ao agradecer o resultado da votação, que contou com a participação de 161 desembargadores, o futuro presidente do TJ pregou a união a fim de solucionar os problemas do Rio de Janeiro.

"Tenho consciência da grande variedade de desafios que vamos enfrentar com o Poder Judiciário unido. E, desta união, traremos as melhores soluções para o Rio de Janeiro. Vou me empenhar para bem exercer a magistratura. Conto com vocês", afirmou o desembargador Manoel Alberto.

Natural de Cambuci, no norte do Estado, o futuro presidente do TJ fluminense ingressou na magistratura estadual em 31 de outubro de 1979, na comarca de São João da Barra, após ser aprovado em concurso público. Ele é formado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF) e, antes da magistratura, exerceu a advocacia por cerca de 10 anos.

Como juiz de comarca do interior, o desembargador atuou em todas as áreas, tendo respondido pela 1ª vara Cível de Nova Friburgo por vários meses. Ele também foi juiz auxiliar da presidência do TJ nas administrações dos desembargadores Jorge Loretti e Gama Malcher. O futuro presidente do TJ foi ainda titular de varas Cíveis nas comarcas de Duque de Caxias e Niterói, sendo posteriormente, titular da 2ª vara Criminal Regional de Madureira, da 36ª vara Criminal e da 4ª vara de Órfãos e Sucessões, todas da comarca da capital, de onde foi removido para o Tribunal de Alçada Criminal, tornando-se titular da 1ª câmara.

Com a extinção dos Tribunais de Alçada, o magistrado veio a integrar a 5ª câmara Criminal do TJ, sendo hoje titular da 3ª câmara Criminal. Ele também integra o Órgão Especial do TJ/RJ. No ano passado, ele foi eleito diretor-geral da Emerj, para o biênio 2009/2010, de onde sairá para assumir a presidência do TJ fluminense.

O desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos é casado com a desembargadora Norma Suely Fonseca Quintes, da 8ª câmara Cível do TJ, e é pai afetivo do juiz Marcio Quintes Gonçalves, da 4ª vara de Família de Niterói, e de Mayara Carvalho Aquino Rodrigues Alves.

________________
_________

Fonte : TJ/RJ

_________
________________

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 30/11/2010 07:53

LEIA MAIS