MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. SP - Presídio em Guarulhos realiza semana cultural

SP - Presídio em Guarulhos realiza semana cultural

A Penitenciária José Parada Neto, em Guarulhos, abriu suas portas na tarde do dia 1º de dezembro para mostrar a criatividade e talento de seus internos.

Da Redação

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Atualizado às 08:11

 

IV Feira Cultural

SP - Presídio em Guarulhos realiza semana cultural

A Penitenciária José Parada Neto, em Guarulhos, abriu suas portas na tarde do dia 1º de dezembro para mostrar a criatividade e talento de seus internos.

A IV Feira Cultural contou com a parceria da vara de Execuções Criminais de Guarulhos, tendo como grande incentivador o juiz Jayme Garcia dos Santos Júnior.

"Quando surgiu a ideia de se montar uma feira cultural dentro de um presídio houve certo receio. Tínhamos medo da resposta da sociedade, mas o medo foi substituído pela alegria e satisfação ao encontrar braços abertos ao invés de punhos fechados de várias entidades que também apóiam e incentivam a feira", disse o magistrado.

O juiz salientou também a importância do incentivo à ressocialização do preso. "Todos temos opções na vida e a liberdade é almejada, mas há de se pensar o que fazer dela. Por isso, é muito importante o diálogo tolerante para traçar perspectiva de vida, buscar sempre o melhor. A semente já está no jardim, cabe a vocês cuidarem dela para que floresça e dê bons frutos ou esquecê-la, abandoná-la para sempre", disse dirigindo-se aos reeducandos. O juiz Jayme Garcia dos Santos Júnior foi homenageado com uma placa confeccionada pelos próprios detentos.

Durante o evento, aconteceu a premiação dos melhores trabalhos do tema escolhido para este ano : "Conto, Crônica e Poesia".

Os detentos desenvolveram trabalhos que foram enviados para uma comissão julgadora, no período de 1º a 14/6. Segundo o diretor de Produção e Educação da penitenciária, José Almeida Lima, "centenas de trabalhos foram entregues pelos presos e ficamos muito satisfeitos e surpresos com a participação deles", enfatizou. A escritora Narjara Medeiros entregou um televisor ao primeiro colocado, Márcio H. M, que participou com o tema poesia. "Aqui aprendi que é possível se recuperar, tem pessoas dando oportunidade e é muito bom ser visto com bons olhos pela sociedade para retornar à vida com dignidade", comentou o vencedor.

Houve ainda apresentações de música e teatro, além da diplomação do curso de vidraçaria. O presídio conta com vários outros cursos. "A intenção é transformar o presídio em escola", disse a coordenadora de Reintegreção Social da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), Bárbara Simões.

Ao final, os presentes conheceram os trabalhos produzidos pelos presos - artesanato, objetos de vidraçaria e trabalhos com materiais recicláveis. Na sala de Ciências, o tema foi o combate ao tráfico de animais, com fotos, mostra de armadilhas usadas pelos traficantes e exposição de animais vivos.

A programação segue até hoje, 3/12, com palestras, apresentação de música e uma mostra de cinema para encerrar as atividades. Essa é a 4ª edição da feira e já foram abordados nos anos anteriores temas como "Saúde" e "Meio Ambiente e a Reciclagem de lixo".

O evento conta também com o apoio da Academia Guarulhense de Letras (AGL), Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE), CIESP-Guarulhos, Instituto de Biologia Marinha e Meio Ambiente (IBIMM) e Instituto Pró-Verde.

________________
_________

Fonte : TJ/SP

_________
________________