MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TJ/BA firma convênio com a Fundação Getúlio Vargas

TJ/BA firma convênio com a Fundação Getúlio Vargas

A desembargadora Telma Britto, presidente do TJ/BA, assinou na última terça-feira, 9/12, um convênio com a FGV para a capacitação dos servidores do judiciário baiano. A parceria vai beneficiar 1200 funcionários da capital e 920 do interior do estado.

Da Redação

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Atualizado às 08:44


Parceria

TJ/BA firma convênio com a Fundação Getúlio Vargas

A desembargadora Telma Britto, presidente do TJ/BA, assinou na última terça-feira, 9/12, um convênio com a FGV para a capacitação dos servidores do judiciário baiano. A parceria vai beneficiar 1200 funcionários da capital e 920 do interior do estado.

Sérgio Guerra, vice-diretor de pós-graduação da FGV, parabenizou a desembargadora pela iniciativa. Guerra esclareceu que a fundação customizou o curso oferecido ao TJ/BA de acordo com as necessidades e objetivos do Tribunal, de modo que a capacitação chegasse, inclusive, às comarcas mais remotas. "Será um grande desafio", revelou Sérgio, otimista.

A parceria firmada tem como objetivo promover o desenvolvimento das carreiras de Analista Judiciário e Técnico Judiciário, servidores da área fim, aprofundando e atualizando os conhecimentos e práticas inerentes a esses indivíduos, à dinâmica do Poder Judiciário. A perspectiva é instituir um ambiente de aprendizagem organizacional favorável à modernização da gestão dos serviços judiciários.

Carlos Melman, gestor de projetos da FGV, explica que os cursos de capacitação serão realizados de modo presencial (capital) e tele presencial (interior), através de um sistema de transmissão de imagens via satélite, em que os servidores poderão acompanhar, em tempo real, as aulas de capacitação geradas no núcleo da fundação localizado no Rio de Janeiro.

Com o intuito de potencializar os conhecimentos adquiridos, os servidores participarão, ainda, de seminários de atualização e fóruns de debates, bem como terão à disposição monitores para tirar dúvidas no decorrer dos cursos.

Dezesseis comarcas da Bahia receberão o curso de capacitação : Salvador, Alagoinhas, Barreiras, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Itaberaba, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista e Jacobina. "Este é um projeto ousado, diante das dimensões do Estado da Bahia, mas necessário e imprescindível para a melhoria da prestação jurisdicional em nosso Estado", afirmou o juiz Ricardo Schmitt, assessor especial da presidência II.

A implementação do curso de capacitação de servidores é a primeira ação de grande porte da Universidade Corporativa do TJ/BA (UNICORP) e foi amplamente pensada, discutida e estruturada. Agora o projeto vira realidade e a expectativa é iniciar sua execução no primeiro quadrimestre de 2011.

Programa SER

A parceria entre FGV e a UNICORP carrega consigo, inclusive, as diretrizes do Programa SER, de Promoção do Saber, Bem-Estar e Reconhecimento do servidor do Poder Judiciário baiano, integrando o eixo da Educação Corporativa, resultante da busca pelo reconhecimento profissional e pessoal do servidor.

Também estiveram presentes à assinatura do convênio com a FGV, Igor Caires, secretário de administração do TJBA; e Rafael Cohim, chefe de gabinete da secretaria de administração.

A FGV

A escolha da FGV para implementar o novo curso de capacitação do TJ/BA ocorreu por ser esta, uma instituição de caráter técnico-científico e educativo, natureza filantrópica, sem objetivo de lucro e com larga e sedimentada experiência em educação corporativa presencial e à distância. A FGV está presente, inclusive, em outros diversos Tribunais brasileiros, dentre os quais o do Acre, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Maranhão, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Prêmio CNJ

Durante a assinatura do convênio, os representantes da FGV parabenizaram a desembargadora Telma Britto pelos méritos alcançados pelo TJ/BA esta semana : o Prêmio Conciliar é Legal, concedido pelo CNJ, em reconhecimento às atividades desenvolvidas pelo projeto Balcão de Justiça e Cidadania e o 1º lugar no ranking dos 10 Tribunais brasileiros que mais que mais se destacaram em relação ao número de audiências realizadas e conciliadas na Semana Nacional da Conciliação.

________________
_________

Fonte : TJ/BA

_________
________________