MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Presidente do TJ/AL assina contrato para virtualização do Judiciário

Presidente do TJ/AL assina contrato para virtualização do Judiciário

Da Redação

sábado, 11 de dezembro de 2010

Atualizado em 10 de dezembro de 2010 12:04


Sistemas

Presidente do TJ/AL assina contrato para virtualização do Judiciário

A presidente do TJ/AL, desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, assinou no dia 9/10 um contrato para a virtualização de todo o Poder Judiciário alagoano. A iniciativa, que será executada pela empresa Softplan, é uma evolução do Sistema de Automação do Judiciário (SAJ) e objetiva a total virtualização em 24 meses. Membros da diretoria da Softpan, magistrados e servidores da Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação do TJ/AL (Diati) participaram da assinatura do contrato.

Segundo o presidente da comissão do projeto, juiz Alexandre Lenine Pereira, o procedimento será implantado, inicialmente, nas unidades judiciárias de primeiro grau, mais especificamente nas Varas de Execuções Fiscais.

Na reunião, o diretor da Softplan, Ilson Stabile, comentou todos os benefícios que o procedimento trará às rotinas de trabalho. "Embora o sistema atual controle todas as etapas do processo judicial de maneira virtual, ao final, tudo é materializado. Acreditamos que haverá grande ganho na rotina cartorária, pois muitos procedimentos, como imprimir e carimbar, não serão mais necessários ; além de que um único processo impresso chega a custar R$ 20 e o tempo do trâmite processual é reduzido para menos da metade", explicou.

Stabile ainda enfatizou que trabalhos de otimização de rotinas, como o desenvolvido pela equipe estadual do Integrar, são de extrema importância para a boa relação com o sistema. "Esse é um sistema aplicativo, mas não basta por si só, é preciso manter uma rotina de trabalho para que se explore o máximo da tecnologia. É importante dizer que a maneira de se trabalhar no SAJ vai continuar, ou seja, esse conhecimento será aproveitado e o retorno será de curtíssimo prazo, pois a virtualização demanda uma maior padronização dos processos, cria um espaço para outros modelos de gestão".

Evolução do SAJ

A evolução do SAJ já vem sendo implantada nos Judiciários dos Estados de Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Acre, Rio Grande do Sul e outros. Desde de 1995, o TJ/AL vem investindo na informatização do Judiciário.

"O TJ/AL vem investindo em tecnologia há muitos anos, sendo esse passo a consagração de todo esse investimento", opinou José Batista, diretor-adjunto da Diati.

O juiz auxiliar da presidência Alberto Jorge Correia Barros Lima considerou histórica essa etapa do Judiciário estadual. "Esse é um momento histórico para a atual gestão, pois a padronização virtual é fundamental dentro do Estado Democrático de Direito no que tange a segurança jurídica, beneficiando advogados, representantes do Ministério Público e principalmente as partes. Essa iniciativa será lembrada para sempre", concluiu o magistrado.

________________
_________

Fonte : TJ/AL

_________
________________