MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Cravinhos recebe a 2ª vara

Cravinhos recebe a 2ª vara

O Poder Judiciário de Cravinhos está em festa. Desde 13/12, o movimento forense, que beira os 30 mil processos, conta com a 2ª vara. A cerimônia de instalação, realizada no salão do júri do Fórum - que foi ampliada para receber o novo ofício - contou com a presença do presidente do TJ/SP, desembargador Antonio Carlos Viana Santos.

Da Redação

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Atualizado às 09:17

Mais uma

Cravinhos recebe a 2ª vara

O Poder Judiciário de Cravinhos/SP está em festa. Desde 13/12, o movimento forense, que beira os 30 mil processos, conta com a 2ª vara. A cerimônia de instalação, realizada no salão do júri do Fórum - que foi ampliada para receber o novo ofício - contou com a presença do presidente do TJ/SP, desembargador Antonio Carlos Viana Santos.

No espaço, acanhado para acomodar os cravinhenses, vários agradecimentos ficaram registrados. O juiz titular da 2ª vara e diretor do Fórum, Eduardo Alexandre Young Abrahão, orgulhoso, disse que "dividiu com a seleta plateia a emoção desse trecho da história". O magistrado fez uma pequena retrospectiva da luta pela conquista da vara com os devidos agradecimentos ao hoje desembargador Carlos Eduardo Donegá Morandini, ao MP, à OAB, às Polícias Militar e Civil, aos servidores e toda a comunidade de Cravinhos.

O segundo a fazer uso da palavra foi o conselheiro da OAB, Sérgio Roxo da Fonseca, representando o presidente da OAB/SP. O advogado citou Proust para agradecer Nelson Fonseca - o primeiro juiz com quem despachou em Cravinhos -, José Henrique Pierangeli, Ademar Gomes da Silva e Antonio Carlos Munhoz Soares. "Cravinhos tem como herança os caminhos trilhados por esses homens."

O promotor de Justiça Wanderley Baptista da Trindade Júnior, que representou a Associação Paulista do Ministério Público e o procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, consideraram que, em razão de Serra Azul ter duas penitenciárias e um CDP se avoluma quase 50 mil habitantes na comarca. O promotor agradeceu ao presidente Viana Santos a sensibilidade demonstrada com a instalação da 2ª vara.

O prefeito de Cravinhos, José Francisco Matasso Ferdinando, também reconheceu a importância da 2ª vara. "A prefeitura foi grande incentivadora dessa reivindicação e jamais pensei tivesse a oportunidade de agradecer pessoalmente, ao senhor presidente, a cessão da casa do juiz, que ficou fechada por muitos anos e hoje é Casa de Projetos de Cravinhos - cidade que mais oferece emprego na região."

Viana Santos, o último a discursar, agradeceu as manifestações anteriores e disse que a finalidade do Poder Judiciário é dar a cada um o que é seu. "As falha ocorrem não pelo sistema e sim pelo fato de o sistema ser constituído por seres humanos." O presidente do TJ/SP falou sobre algumas peculiaridades da cidade de Cravinhos e sobre a alteração do auxílio-alimentação (de R$ 9,00 passou para R$ 25,00), dos 4.77% que os servidores receberão retroativos a 1º de dezembro e das investidas que tem feito junto ao Legislativo e Executivo em razão do corte efetuado no orçamento do Poder Judiciário para o próximo ano. "A autonomia orçamentária do Judiciário é retórica", disse.

Em Cravinhos trabalham cerca de 50 pessoas, entre funcionários e estagiários. Circulam pelo prédio diariamente aproximadamente 500 pessoas. A 1ª vara está sob o comando do magistrado Luiz Claudio Sartorelli.

Cravinhos tem 31.288 habitantes, de acordo com o censo 2010. No Fórum, estão em andamento 34.543 processos nas áreas cível, criminal, execuções fiscais, infância e juventude e Juizados Cível e Criminal. Somente no mês de outubro Cravinhos recebeu 1.049 novas ações. A comarca faz parte da 41ª Circunscrição Judiciária, com sede em Ribeirão Preto.

À cerimônia também estiveram presentes o vereador Márcio Luís de Lima Barroso, representando o presidente da Câmara de Cravinhos; o juiz assessor da presidência do TJ/SP, Richard Francisco Chequini; os juízes Vinícius Rodrigues Vieira (JECível de Ribeirão Preto), Silvio Ribeiro de Souza Neto (Ribeirão Preto), Paulo César Gentile (vara da Infância e Juventude de Ribeirão Preto) e Carolina Nunes Vieira (Ribeirão Preto); o comandante do CPI-3 coronel PM Renato Cabral Catita; o comandante do 51º BPM/I tenente coronel PM Salvador Loureiro Júnior; da Delegada de Polícia em exercício em Cravinhos, Luciana Camargo Renesto, representando o delegado seccional de Policia de Ribeirão Preto; o presidente da OAB - Subseção de Ribeirão Preto Ricardo Rui Giuntini; o vice-prefeito de Cravinhos Sebastião Luis da Silva, o prefeito de Serra Azul Marcelo Afonso de Queirós; o comandante do 2º Pelotão da Polícia Militar de Cravinhos 1º tenente PM Carlos Roberto Klemp e os vereadores Antonio Geraldo Aníbal, Antonio Marques, Luis Carlos Bortoletti Saiani e Nilo Sérgio Rossi.

_________________

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...