MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Marcelo Carvalho, desembargador do TJ/MA, é o novo diretor da ESMAM

Marcelo Carvalho, desembargador do TJ/MA, é o novo diretor da ESMAM

Na última sessão plenária de 2010, o TJ/MA elegeu o diretor da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) para o biênio 2011-2012. O desembargador Marcelo Carvalho, que concorreu com o desembargador Lourival Serejo, candidato à recondução, foi o escolhido, por maioria de votos. O mandato do atual diretor da escola se encerra em janeiro próximo.

Da Redação

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Atualizado às 09:09


2011-2012

Marcelo Carvalho, desembargador do TJ/MA, é o novo diretor da ESMAM

Na última sessão plenária de 2010, o TJ/MA elegeu o diretor da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) para o biênio 2011-2012. O desembargador Marcelo Carvalho, que concorreu com o desembargador Lourival Serejo, candidato à recondução, foi o escolhido, por maioria de votos. O mandato do atual diretor da escola se encerra em janeiro próximo.

Serejo teve seu nome indicado à recondução pelo presidente do TJ/MA, desembargador Jamil Gedeon, na sessão administrativa ontem, 15/12, mas Carvalho propôs ao colegiado sugerir outras candidaturas, por ser contrário à recondução para a função. Ele manifestou interesse em se candidatar e foi eleito pelos colegas, por 10 votos a 6.

Mesmo os desembargadores que votaram no novo diretor, inclusive o próprio candidato, fizeram questão de elogiar o trabalho profícuo do atual diretor, desembargador Lourival Serejo, à frente da ESMAM. O corregedor-geral de justiça, desembargador Antonio Guerreiro Junior, considerou os dois ótimos candidatos, mas absteve-se de votar.

Declarado o resultado, o futuro diretor da ESMAM agradeceu aos colegas pelo apoio e, emocionado, disse que sua candidatura inesperada surgiu em função da convicção em não apoiar a recondução, independentemente do ocupante da função. Prometeu jamais pedir para ser reconduzido em qualquer cargo para o qual seja eleito, e disse que fará tudo para que a escola cresça ainda mais.

O presidente Jamil Gedeon parabenizou Marcelo Carvalho e disse que ele terá todo o apoio da mesa diretora do Judiciário durante o tempo em que estiver à frente da Escola da Magistratura.

Serejo disse estar feliz por perceber o interesse demonstrado por todos pelo bom funcionamento da ESMAM, atualmente com projeção reconhecida nacionalmente. Agradeceu pelo apoio recebido do TJ nas gestões de Raimundo Cutrim e Jamil Gedeon, e colocou-se à disposição do novo diretor para continuar colaborando com a ESMAM e ocupar qualquer função, por menor que seja. O atual e o novo diretor foram aplaudidos por toda a corte.

Currículo

Marcelo Carvalho Silva nasceu em Teresina/PI, em 29 de junho de 1959. Aos 3 anos de idade mudou-se com a família para São Luís, onde iniciou os estudos. Concluiu o nível fundamental e o ensino médio em Bacabal. De volta a São Luís, graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em 1982. Ingressou na magistratura em 24 de novembro de 1986.

Exerceu o cargo de promotor de Justiça nas comarcas de Santa Luzia e Vitorino Freire, de 1983 a 1996. Foi juiz de Direito nas comarcas de Vargem Grande, Rosário e Imperatriz, no período de 1991 a 1994. Em São Luís, foi juiz da 4ª vara da Família, da 9ª vara Criminal e da 2ª vara da Fazenda Pública. No último ano de atividade como juiz de vara, em 2005, registrou índice de produtividade de 78%, de acordo com dados do perfil funcional elaborado pela Corregedoria Geral de Justiça.

Foi juiz da 1ª zona eleitoral, de 1997 a 2001. Foi juiz corregedor em quatro gestões: Orville Almeida, Galba Maranhão, Stélio Muniz e Raimundo Cutrim. Nesta última, de janeiro de 2006 até a data da promoção ao cargo de desembargador.

Dentre outros títulos universitários, Marcelo Carvalho Silva foi professor das universidades UFMA (São Luís e Imperatriz), Uniceuma (Processo Penal), Escola Superior do Ministério Público e Escola Superior da Magistratura, da qual foi vice-diretor, entre 1993 a 1998.

É membro do Conselho Editorial da Revista Ciência Jurídica. É também autor do Compêndio de Legislação para Concursos e Profissionais - Leis Judiciárias do Estado do Maranhão em parceria com os juízes Josemar Lopes Santos e o desembargador Jaime Ferreira Araújo. Membro da Comissão de Concurso para Juiz Substituto no ano de 1996.

É autor das obras jurídicas "Decisões Antecipatórias, Cautelares, Liminares e Sentenças" e "Compêndio de Legislação para Concursos e Profissionais".

Foi promovido pelo critério de merecimento para o cargo de desembargador no dia 19 de dezembro de 2006.

________________
_________

Fonte : TJ/MA

_________
________________