MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Advogada analisa a compra de imóveis na planta

Advogada analisa a compra de imóveis na planta

A advogada Rita de Cássia Serra Negra, do escritório Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados, discute acerca da compra de imóveis na planta.

Da Redação

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Atualizado em 4 de janeiro de 2011 14:34

Compras

Advogada analisa a compra de imóveis na planta

A advogada Rita de Cássia Serra Negra, do escritório Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados, discute acerca da compra de imóveis na planta.

_________

Imóvel na planta: conheça os prós e os contras deste tipo de compra

Com crédito fácil e o aumento da renda e do emprego, os brasileiros estão cada vez mais buscando realizar os seus sonhos de consumo, principalmente o sonho da casa própria. Dessa forma, a ideia de comprar um imóvel na planta agrada muitos consumidores, sobretudo aqueles que buscam facilidades no pagamento e a possibilidade de montar um apartamento do seu jeito.

Além disso, segundo a arquiteta paulista Renata Marques, os pacotes de personalização - comumente oferecidos em kits para o consumidor escolher um acabamento entre diferentes opções pré-selecionadas - são outra vantagem para quem opta por este tipo de compra.

Isso porque, diz ela, traz economia e garante que o comprador do imóvel não perca a garantia do bem, já que, quando se opta pela reforma, por exemplo, o cliente perde a garantia por serviços como a impermeabilização do piso, encanamentos, instalação elétrica, entre outros.

"É sem dúvida uma situação interessante para o comprador que recebe o imóvel pronto, com todos os opcionais escolhidos, contando ainda com a garantia da construtora. No processo anterior, o cliente precisava aguardar a entrega do imóvel para modificá-lo através de reforma, era necessário quebrar os acabamentos e, muitas vezes, mexer até na estrutura do imóvel para transformá-lo de acordo com o desejo do proprietário".

Atrasos

Por outro lado, ao optar pela compra de um imóvel na planta, o comprador deve estar preparado para muitas vezes ter de arcar com a prestação do imóvel e do aluguel ao mesmo tempo e ficar atento para evitar problemas com atrasos, que, segundo a advogada especialista em Direito Imobiliário, Rita de Cássia Serra Negra, do escritório Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados, causa aborrecimentos a muitos consumidores.

Ainda segundo Rita, estes atrasos ocorrem, entre outros fatores, por conta da escassez de mão de obra e de materiais, bem como em função da morosidade dos órgãos públicos responsáveis pela aprovação da documentação e registros destas incorporações.

"Neste cenário, é necessária a adequação das empresas do ramo da construção civil, com vista a adequar seus contratos para esta nova realidade, evitando, assim, o pagamento de indenizações e multas contratualmente previstas, em decorrência desses atrasos", afirma.

Como se precaver?

Para se precaver em caso de atraso na entrega de imóveis na planta e mesmo evitar fazer negócio com uma empresa conhecida por não cumprir os prazos estabelecidos, especialistas advertem que é importante o consumidor sempre pesquisar o histórico da construtora no mercado, utilizando a internet e órgãos de defesa do consumidor, sendo que, em ambos os casos, é necessário ter a razão social correta da empresa e não apenas o nome fantasia.

Além disso, é necessário pedir à empresa uma lista de referências, com compradores dos últimos cinco anos, e falar com pelo menos dois de cada ano para saber sobre o grau de satisfação deles. Vale ainda pedir à construtora documentos que comprovem a situação legal do terreno e do projeto do imóvel na prefeitura.

No que diz respeito ao contrato, o comprador deve lê-lo com atenção e não assiná-lo sem esclarecer todas as dúvidas. Vale lembrar que tudo o que for combinado verbalmente deve estar escrito no contrato, incluindo taxas e outros pagamentos à parte.

O documento deve conter ainda cláusulas que especifiquem claramente o prazo de entrega do imóvel (não devendo aceitar atraso superior a seis meses), multa proporcional ao atraso à construtora, devolução do dinheiro, em caso de desistência do comprador, por conta de atrasos na entrega, e a permissão de que o comprador interrompa o pagamento no caso de atraso do cronograma.

________
____

Fonte : InfoMoney
____
________

 

 

 

 

 

_________

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...