MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Água Juridicamente Sustentável"

Resultado do sorteio da obra "Água Juridicamente Sustentável"

Confira quem faturou a obra "Água Juridicamente Sustentável" (RT – Revista dos Tribunais – 317p.), de Clarissa Ferreira Macedo D’Isep.

Da Redação

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Atualizado em 10 de janeiro de 2011 09:18


Sorteio de obra

De res nullius a res communis. A água, elemento natural, é multifuncional e sob a vertente do Direito, deve ter o seu uso ético implementado. A obra "Água Juridicamente Sustentável" (RT – Revista dos Tribunais – 317p.), de Clarissa Ferreira Macedo D’Isep, pretende evocar o poder normativo e instrumental dos princípios gerais do Direito Ambiental, principalmente os princípios do Direito Hídrico.

"Água, elemento natural, é multifuncional - social, econômica, política, geopolítica, jurídica e ambiental -, e sob a vertente do Direito, deve ter o seu uso ético implementado, ser solidariamente partilhada e holisticamente cuidada.

Evidenciado o valor-vital, diante do seu estado de penúria e buscando a sua preservação, a água deixou de ser considerada res nullius, passando a ser res communis. A patrimonialização da água resultou no tratamento jurídico do valor econômico que se atribuiu à água.

O tratamento jurídico do tema - água, recurso natural - sinalizou, por meio de atos jurídicos de diferentes naturezas, para o surgimento do direito de águas.

Não se pretendeu, em momento algum, produzir um manual de direito de águas, ou um catálogo de referências normativas, vez que o regime jurídico das águas, em todas as esferas apontadas, está provido dos mais variados contextos e sistemas jurídicos, o que revela a riqueza da cartografia hidrojurídica.

Pretendeu-se, sim, com lastro na Ciência do Direito, sob o crivo da investigação dogmática, evocar o poder normativo e instrumental dos princípios gerais de direito ambiental, notadamente, os princípios do direito hídrico, para perquirirmos a essência da dogmática hidrojurídica, o que nos balizou a efetuamos diversas ponderações prospectivas.

A única pretensão real foi a de desejar contribuir para o estudo universal das bases legítimas de proteção das águas, no intuito de construirmos os contornos da sustentabilidade jurídica da água." O autor

Sobre a autora :

Clarissa Ferreira Macedo D’Isep é doutora em Direito Ambiental pela Université de Limoges, França. Doutora em Direito das Relações Sociais (subárea de Direitos Difusos e Coletivos) pela PUC/SP. Mestre em Direito das Relações Sociais (subárea de Direitos Difusos e Coletivos) pela PUC/SP. Bacharel em Direito pela UFES. Professora-orientadora do Programa de pós-graduação stricto sensu do Programa de Direitos Difusos e Coletivos da PUC/SP. Professora do Curso de pós-graduação lato sensu em Direito da PUC/SP. Professora da graduação da PUC/SP nas disciplinas: Introdução ao Estudo do Direito, Direito Constitucional e Direito Ambiental (Núcleo de Estágio). Coordenadora acadêmica do curso de pós-graduação lato sensu em Direitos Difusos e Coletivos da PUC/SP. Coordenadora executiva do curso de pós-graduação lato sensu em Direito Contratual da PUC/SP. Coordenadora acadêmica do curso de pós-graduação lato sensu em Direito Ambiental do SENAI/SP. Membro efetivo da Comissão de Bioética, Biotecnologia e Biodireito da OAB-SP. Membro consultor da Comissão de Meio Ambiente da OAB/SP. Membro do Conselho Deliberativo da Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil – ABRODAP. Coordenadora da Comissão de Meio Ambiente do IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial. Advogada e consultora.

_______________

 Ganhadora :

Amanda Picussa, da Visum Sistemas Eletrônicos S.A., de Curitiba/PR


________________

Adquira já o seu :












_______________

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram