MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Câmara analisa PEC que cria Conselho Nacional da Defensoria Pública

Câmara analisa PEC que cria Conselho Nacional da Defensoria Pública

Da Redação

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Atualizado às 15:10


Defensoria

Câmara analisa PEC que cria Conselho Nacional da Defensoria Pública

A Câmara analisa a PEC 525/10, do deputado Mauro Benevides (PMDB/CE), que cria o Conselho Nacional da Defensoria Pública. O órgão será responsável pelo controle da atuação administrativa e financeira das defensorias públicas e pela fiscalização do cumprimento dos deveres funcionais dos defensores.

De acordo com a proposta, o conselho será composto por 16 pessoas, nomeadas pelo presidente da República, com mandato de dois anos, admitida uma recondução. Será a seguinte composição:

  • um defensor público;
  • nove integrantes das carreiras das Defensorias Públicas da União, dos estados e do Distrito Federal;
  • dois juízes, sendo um indicado pelo STF e outro pelo Superior Tribunal de Justiça;
  • dois advogados, indicados pelo Conselho Federal da OAB; e
  • dois cidadãos "de notável saber jurídico e reputação ilibada", indicados pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

A presidência do conselho será sempre exercida por um defensor público escolhido em votação secreta. O mandato será de dois anos, vedada a recondução. No caso das defensorias públicas estaduais, o defensor que presidirá o conselho será eleito por integrantes da carreira da respectiva unidade federativa.

Atribuições

De acordo com a PEC, as atribuições do novo conselho, entre outras, serão:

  • zelar pela autonomia funcional e administrativa da Defensoria Pública e pelo cumprimento de sua lei orgânica, podendo expedir atos regulamentares ou recomendar providências;
  • analisar a legalidade dos atos administrativos praticados por integrantes ou órgãos das defensorias públicas da União e dos estados, podendo desconstituí-los, revê-los ou fixar prazo para que se adotem as providências necessárias ao cumprimento da lei;
  • receber reclamações contra membros ou órgãos da Defensoria Pública da União ou dos estados, inclusive contra seus serviços auxiliares;
  • avocar processos disciplinares em curso e aplicar sanções administrativas;
  • rever processos disciplinares de membros da Defensoria Pública da União ou dos estados julgados há menos de um ano; e
  • elaborar relatório anual sobre a situação da Defensoria Pública no País e as atividades do Conselho.

O objetivo da PEC, segundo Mauro Benevides, é uniformizar a atuação das defensorias. Ele ressalta a importância da Defensoria Pública, lembrando que, hoje, cerca de 90 milhões de pessoas, que vivem com renda de até dois salários mínimos, não têm condições financeiras de contratar advogado. Mauro Benevides considera, portanto, urgente a criação de uma instância de abrangência nacional para assegurar maior visibilidade e unidade ao trabalho dos defensores públicos.

Tramitação

A PEC 525/10 será arquivada pela Mesa Diretora no dia 31 de janeiro, em razão do fim da legislatura, mas poderá ser desarquivada por qualquer um dos 171 deputados que a apoiaram. Nesse caso, a proposta terá sua admissibilidade examinada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovada, será formada uma comissão especial para avaliar seu mérito. Antes de ir para o Senado, a PEC terá que ser votada em dois turnos pelo Plenário da Câmara.

  • Íntegra da proposta : PEC 525/2010

_________________