MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Justiça Estadual irá construir anexo ao TJ/RS

Justiça Estadual irá construir anexo ao TJ/RS

A Justiça Estadual do RS decidiu completar a estrutura física do TJ com a construção de um prédio anexo à sede localizada na avenida Borges de Medeiros, 1.565. A licitação deverá ser aberta ainda no primeiro semestre deste ano, com previsão de ordem de início das obras no semestre seguinte.

Da Redação

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Atualizado às 08:33


Construção

Justiça Estadual irá construir anexo ao TJ/RS

A Justiça Estadual do RS decidiu completar a estrutura física do TJ com a construção de um prédio anexo à sede localizada na Avenida Borges de Medeiros, 1.565. A licitação deverá ser aberta ainda no primeiro semestre deste ano, com previsão de ordem de início das obras no semestre seguinte.

A decisão – aprovada pelo Conselho de Administração, Planejamento e Gestão (CONAD) – foi tomada em razão do esgotamento da atual estrutura física do Tribunal e visa qualificar as condições de trabalho de magistrados e servidores com vistas a um melhor atendimento da prestação jurisdicional.

"Inicialmente houve a opção por parte da Administração do Tribunal de privilegiar o 1º grau, mas não há mais como adiar a obra do Tribunal", avalia o Desembargador Túlio Martins, Presidente do Conselho de Comunicação do TJ/RS. "É importante que fique claro que o prédio anexo do Tribunal será feito sem qualquer prejuízo às obras já em andamento, incluindo a construção das novas instalações do Foro Central de Porto Alegre".

As novas instalações do TJ terão treze pavimentos e área aproximada de 51,5 mil metros quadrados. O prédio abrigará 176 gabinetes de Desembargadores, com cerca de 80 metros quadrados de área cada um. Além disso, haverá 991 vagas de estacionamento.

Segundo o Diretor-Geral do TJ/RS, Omar Jacques Amorim, a previsão é de que a obra esteja concluída em 48 meses. "Decidimos diluir o prazo de execução da construção para garantir adequação do fluxo financeiro", explicou o Diretor-Geral. "Importante ressaltar que a obra é necessária para dotar a estrutura do 2º Grau de melhores condições de trabalho e de atendimento à população".

Justiça em Números

Segundo dados do relatório Justiça em Números do Conselho Nacional de Justiça, divulgado em setembro do ano passado, o Rio Grande do Sul figura entre os Estados que receberam o maior número de ações em 2009 - ficando atrás apenas de São Paulo. Apesar disso, a Justiça gaúcha possui uma das menores taxas de congestionamento, sendo superada apenas por estados com menor número de processos. Em 2009, ingressaram 1.409.650 ações no Judiciário gaúcho. Foram julgadas 1.247.556 e 3.882.018 permaneceram em andamento.

Considerando a população gaúcha, o Judiciário Estadual teve o maior número de novos casos em 2009: no 1º grau foram 70.760 ações para cada 100 mil habitantes (em SP, 2º lugar, foram 9.301); no 2º grau, ingressaram 3.622 processos para cada grupo de 100 mil (no segundo lugar, Mato Grosso do Sul, recebeu 1.927 novas demandas).

_________________

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...